"Sinais de que sua gata está prestes a dar à luz
"Sinais de que sua gata está prestes a dar à luz
Uma gata grávida geralmente é bastante autossuficiente e sabe o que precisa fazer para dar à luz seus filhotes. Mas saber o que esperar como dono irá ajudá-lo a identificar quaisquer problemas antes que eles comecem e obter ajuda veterinária se algo acontecer que o gato não consiga lidar.
antes do nascimento
Nas últimas duas semanas de gravidez, é uma boa ideia manter o gato longe de outros animais e crianças, especialmente outros gatos, caso sejam portadores de alguma doença ou infecção.
Manter a gata calma e inativa durante esse período também é importante, assim como acostumá-la com a cama de parto onde dará à luz os gatinhos. Ela pode não escolher usar a cama que você deu a ela por algum motivo que você nunca saberá, então observe onde ela decide.
Uma forma de aumentar as chances dela escolher a cama que você preparou para ela é deixá-la irresistível. Uma caixa de papelão de 2 pés por 3 pés e cerca de 1,5 pés de altura, de preferência com tampa, é o ideal. Deve ter um buraco na frente, mas certifique-se de que o lábio não seja baixo o suficiente para os gatinhos saírem.
A caixa deve ser grande o suficiente para ela se deitar e adicionar uma toalha velha, camisa ou cobertor nela. Além disso, deve ser colocado em algum lugar quente e silencioso para seduzi-la a usá-lo.
Dar a luz
É um ato de equilíbrio entre monitorar o processo em busca de possíveis problemas e perturbar o gato por estar muito próximo. Os donos conhecem a personalidade de seus gatos e são os melhores juízes. Na maioria das vezes, a observação é tudo o que é necessário, mas mantenha o número do seu veterinário à mão para o caso.
Existem três estágios de trabalho de parto em gatos. O primeiro pode muitas vezes passar despercebido quando o colo do útero e o útero se preparam para o trabalho de parto. Podem ocorrer contrações que não mostram sinais visíveis.
O gato provavelmente andará nesta fase, começará a falar e fará várias viagens até a caixa, muitas vezes sem produzir nada. Se ela não se sentir confortável na maternidade, não tente movê-la, é melhor deixá-la parir onde ela quiser. Corrimento vaginal também pode ocorrer.
Na segunda fase, os gatinhos começam a aparecer e podem levar de duas a vinte e quatro horas para serem concluídos. Mantenha uma tigela de água morna à mão junto com toalhas e roupas limpas, fio dental e luvas descartáveis, bem como vaselina. Alguns gatinhos emergem primeiro com a cabeça, enquanto outros emergem com os pés primeiro, e ambas as formas são normais.
O intervalo entre os gatinhos é geralmente de 30 a 45 minutos, às vezes mais. Se houver sinais de esforço, secreção sanguinolenta ou se os gatinhos vierem muito rápido sem tempo para romper as bolsas amnióticas, pode ser necessário intervir e ajudar.
O gato romperá cada bolsa amniótica - a membrana fina que envolve cada gatinho que contém líquido - mas apenas se ela não usar uma toalha ou pano para fazê-lo e permitir que o gatinho respire. Se necessário, esfregue o gatinho e limpe a boca para estimular a respiração.
Após o parto, a mãe morde o cordão umbilical. Se não funcionar, use um pedaço de linha de cerca de 2 polegadas para fazer o trabalho. Não corte muito perto do gatinho, pois isso pode causar uma infecção fatal, e mergulhe-o em tintura de iodo ou clorexidina para interromper a infecção.
publicidade
A etapa final é a expulsão da placenta e deve ocorrer após cada nascimento. Normalmente a mãe come. Certifique-se de que o número de placentas entregues corresponda ao número de gatinhos, embora às vezes os gêmeos possam compartilhar um.
Citações: Angela Tempest



















