"Quais raças de gatos não têm pelo?
"Quais raças de gatos não têm pelo?
De pelo comprido ou curto, a pelagem do gato é uma das características que mais definem a espécie, mas existem raças de gatos que possuem pouco ou nenhum pelo. Eles variam de completamente carecas até aqueles que têm uma pelagem macia e espessa.
Costuma-se dizer que eles são hipoalergênicos e seguros para quem sofre de alergias, mas esse não é o caso. No entanto, para aqueles que amam gatos, mas odeiam todo aquele pelo lá fora, definitivamente vale a pena considerar.
Hipoalergênico
A ideia de que gatos sem pelos são hipoalergênicos vem do fato de que eles geralmente produzem um alérgeno menos conhecido chamado Fel D1. É uma proteína da saliva que é lambida no pelo e é a principal causa de alergias em humanos. Quando a saliva seca no pelo, a proteína fica no ar e piora a alergia. Como os gatos sem pelos não lambem o pelo da mesma maneira, eles geralmente produzem menos proteína.
raças sem pelos
O Sphnyx é uma das raças de gatos que tem uma pelagem fina e desgrenhada em vez da pelagem desgrenhada normal, e seu pelo é descrito como camurça. Seu casaco também mostra a cor e o padrão que seu casaco teria, se ele tiver algum, pode parecer manchado, pontudo, cheio ou algum outro padrão. A raça foi criada na década de 1960 pela criação seletiva de gatos sem pelos que ocorrem naturalmente.
O Bambino é outra raça que foi criada cruzando o Sphynx e o Munchkin, outra raça naturalmente mutante que reduziu o tamanho de suas pernas. O resultado geralmente é um gato sem pelos com pernas curtas e ainda é classificado como uma raça experimental.
O Donskoy é uma raça russa que se originou de um único gato sem pelos encontrado na cidade de Rostov-on-Don no final dos anos 80. Não está relacionado com o Sphynx, embora seja semelhante na aparência e tenha sido usado para criar outra raça sem pêlo, o Peterbald, através de cruzamentos com siameses e orientais de pêlo curto.
O Levkoy ucraniano é outra raça russa sem pelos e talvez uma das mais estranhas do grupo de aparência estranha! Além de não ter pelos, também tem orelhas dobradas que lhe conferem um aspecto único. Não é muito comum no mundo e é criado principalmente na Rússia e na Ucrânia.
publicidade
Cuidar de um gato sem pelos
Embora sem pelos, raças sem pelos pareçam de baixa manutenção, eles não são. Para começar, como não têm pelo para protegê-los, podem ter problemas com temperaturas extremas. Eles podem sofrer muito quando está frio e podem se queimar no verão. Isso significa que eles devem ser principalmente um gato interno e seu tempo fora deve ser cuidadosamente monitorado.
Embora não haja necessidade de escovar o pelo, eles geralmente precisam ser banhados ou lavados porque seus corpos ainda produzem a mesma substância chamada sebo que normalmente é usada para manter o pelo em bom estado. Se não for tratada, pode levar a pele seca e escamosa e até manchas dolorosas.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário