Comportamento do gato - o que significam certos comportamentos do gato


"Comportamento do gato - o que significam   certos comportamentos do gato




"Comportamento do gato - o que significam certos comportamentos do gato


A maior parte de possuir um gato é entender como sua mente funciona e o que significa sua linguagem corporal. Por mais estranho que pareça, se você entender o humor deles, reduz as chances de você interagir com eles na hora errada e se machucar. Também ajuda a reconhecer se o comportamento deles mudou, o que pode indicar doença ou lesão. E ao entender seu gato, você e seu gato ficarão mais felizes e terão um relacionamento melhor.


reação instintiva

A primeira coisa a lembrar sobre os gatos é que, embora possam resolver problemas e descobrir coisas, eles reagem a tudo instintivamente, não intelectualmente como nós, humanos. Eles não avaliam algo e depois reagem, apenas usam seu instinto para lidar com as coisas. É assim que até um gato pequeno pode machucar as pessoas - seu comportamento marca a caixa de ameaça na mente do gato e ele reage de acordo.


Os gatos são criaturas naturalmente bastante solitárias e têm interações curtas e de baixa intensidade entre si. Eles se encontram e esfregam as cabeças ou cheiram o traseiro um do outro um pouco como um cachorro. Se eles estiverem próximos e amigáveis, pode ser um pouco cauteloso ou alguns sons de alerta. Mas as pessoas tendem a ficar cheias, querem acariciá-los por muito tempo e passar muito tempo com eles. Isso pode ser um choque para os gatos e, embora alguns adorem, outros podem ficar superestimulados e irritados com o nível de atenção.


A linguagem corporal

Quando um gato é superestimulado ou excitado, ele pode entrar no modo de caça e ver um ser humano como uma ameaça ou presa. Tocar em um gato neste estado pode resultar em um arranhão ou mordida, possivelmente pior. Essa reação também pode ocorrer quando o gato toca em certas áreas do corpo que considera fora dos limites. Isso pode incluir a barriga, patas, sob as pernas, patas traseiras, parte inferior da cauda e, às vezes, a metade inferior das costas. Até mesmo esfregar o pelo na direção errada pode causar essa reação.


Um gato relaxado e amigável terá o rabo erguido, as orelhas relaxadas e apontadas para a frente e, muitas vezes, caminhará até as pessoas. Permitir que seu gato cheire sua mão antes de acariciá-la é uma boa jogada nessa situação, especialmente se o gato não é seu ou não está com você há muito tempo.


Gatos relaxados costumam rolar de lado ou de bruços e isso é um sinal de que estão contentes e felizes com uma pessoa. Mas isso nem sempre é um sinal de esfregar a barriga como um cachorro - os gatos geralmente não gostam disso, mesmo quando estão relaxados e felizes, porque é um ponto vulnerável.


Outro sinal de relaxamento é quando ele se deita de lado com as patas para frente, o rosto sonolento e os olhos semicerrados. Alguns gatos até dormem assim. Se eles estiverem acordados, pode ser uma boa ideia cheirar sua mão primeiro, mas se estiverem dormindo, faça algum barulho ao se aproximar deles para não assustá-los.


Se o gato estiver agachado, com o rabo enrolado no corpo e os músculos tensos, isso é sinal de ansiedade ou medo. Dê-lhes espaço para escapar, se quiserem, ou vá para algum lugar alto onde se sintam seguros.


Finalmente, se o gato tem o dorso arqueado, pelo erguido e olhos grandes, então ele está com medo ou muito zangado e deve receber bastante espaço. Não tente se aproximar deles, você provavelmente irá se machucar. Deixe-os fugir ou permita que o silêncio seja liberado novamente.




  Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário