Um pouco sobre a história dos gatos

 "Um pouco sobre a história dos gatos




"Um pouco sobre a história dos gatos

"Os gatos vivem no mundo humano desde que alguém se lembra. Esses amigos felinos existem há muito tempo e parecem estar por aí desde sempre. Eles devem ter vindo de algum lugar, e pesquisadores de todo o mundo estão tentando descobrir esses fatos interessantes sobre os gatos domésticos. Assim como a natureza, esses bichinhos tinham muito a dizer sobre seu próprio destino, pois é impensável que essas criaturas pudessem ter evoluído de outra forma.


Todos os gatos domésticos em todas as partes do globo vieram de apenas 5 linhagens no Crescente Fértil.


Segundo cientistas que estudaram o DNA de cerca de 1.000 gatos domésticos e selvagens, não há muita diversidade entre os gatos domésticos. Surpreendentemente, todas as raças de gatos domésticos conhecidas pelos humanos são descendentes de apenas cinco linhagens: o gato selvagem da Ásia Central, o gato do deserto chinês, o gato selvagem do Oriente Médio e o gato selvagem da África subsaariana. Todos os gatos originais viviam em uma pequena área chamada Crescente Fértil, que se estende desde o leste do Mediterrâneo até o Golfo Pérsico.


Um cientista disse que, com base em seus estudos, os gatos não foram treinados como animais de estimação em nenhum outro lugar do mundo. Eles foram domesticados por aqueles que viviam no Crescente Fértil antes que os humanos os trouxessem para outras partes do mundo.


Os gatos domésticos de hoje evoluíram de seus ancestrais selvagens há 130.000 anos, mas vestígios deles foram rastreados apenas 12.500 anos atrás. Esses animais de estimação podem ter parentes mais ferozes, mas há muito se afastaram desses grandes felinos.


Os gatos não são como os outros animais de estimação, pois podem ser domesticados, o que não é surpreendente.


As pessoas com gatos domésticos sabem que os gatos raramente fazem outra coisa senão o que querem. Os gatos começaram a mostrar sua natureza assim que se tornaram companheiros leais. Eles protegiam as colheitas humanas de roedores e pragas. Quando as pessoas perceberam os benefícios dos gatos, como manter os animais afastados, quiseram criá-los de propósito.


Os gatos podem ser muito úteis e é por isso que as pessoas levam seus gatos com eles sempre que viajam para outros lugares distantes. Percebendo o valor da relação humano-animal de estimação, os gatos trabalharam juntos.


Gatos com linhagem egípcia dominaram os gatos modernos de hoje.


Os egípcios são conhecidos por reverenciar gatos. Na verdade, Bastet, a deusa egípcia do amor, tinha uma cabeça de gato. Também no antigo Egito, se for comprovado que uma pessoa matou um gato, ela será condenada à morte. Os egípcios têm grande respeito pelos gatos e, portanto, os mantêm como animais de estimação. A maioria dos gatos hoje provavelmente vem da linha de gatos egípcios.


Segundo os pesquisadores, os gatos egípcios podem ter se tornado a linha mais popular porque eram altamente reverenciados. Eles também consideram esses gatos melhores animais de estimação porque são mais mansos e sociáveis.


citações: Karina Popa


Nenhum comentário:

Postar um comentário