Como tratar a prisão de ventre do gato

 

"Como tratar a prisão de ventre do gato




"Como tratar a prisão de ventre do gato


A constipação ou problemas intestinais são uma das doenças mais comuns que afetam os gatos e geralmente estão associadas a problemas em seu sistema digestivo. Os gatos geralmente evacuam uma vez por dia, mas se eles tiverem fezes duras e secas, se esforçarem para defecar ou se forem à caixa de areia com frequência sem que nada aconteça, pode haver um problema de saúde subjacente.


sinais de constipação


Gatos mais velhos correm maior risco de problemas de evacuação, mas a falta de fibra alimentar é uma das principais razões pelas quais os gatos mais jovens sofrem dessa condição.


Se o gato apresentar algum dos sintomas de constipação, vale a pena entrar em contato com o veterinário. Em muitos casos, um pequeno tratamento caseiro ou uma mudança na dieta pode ser a chave para resolver o problema. 


Mas se esses problemas forem combinados com outros problemas, algo mais sério pode ser o culpado. Consulte o seu veterinário imediatamente se tiver algum dos seguintes problemas:


· Choro ou esforço ao tentar defecar


· Fezes pequenas, secas ou duras cobertas de sangue ou muco


· Ir à caixa de areia frequentemente sem que nada aconteça


· Perda de apetite


· Perda de peso


· Vômito


· Sinais de dor abdominal


· Falha no noivo


Causas e tratamento


Existem várias razões pelas quais os gatos podem ficar constipados. Estes variam de problemas com sua dieta, como ingestão insuficiente de água ou uma dieta pobre em fibras, bem como excesso de higiene ou problemas de cabelo. 


Eles também podem contrair essa condição por meio de bloqueios no sistema capilar ou outras causas, além de comer coisas que não deveriam. Pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, mesmo que seja mencionado na embalagem. 


Em casos mais graves, a constipação pode ser um sintoma de um tumor ou obstrução intestinal, um distúrbio neurológico ou um problema no cólon. Às vezes, isso pode ser resultado da obesidade do gato. Também pode ocorrer em gatos que sofrem de diabetes, bem como se o gato tiver algum tipo de hérnia.


O tratamento recomendado pelo seu veterinário depende muito da causa do problema. Um amaciante de fezes ou laxante pode ser administrado em casa se o veterinário o recomendar e, às vezes, o veterinário usará um enema. 


Nunca use um produto humano de venda livre para isso, pois é provável que seja tóxico para gatos. Medicamentos podem ser necessários para fortalecer o cólon e até mesmo a evacuação manual do intestino pode ser realizada. No pior dos casos, pode ser necessária cirurgia para remover a obstrução ou o tumor.


Um veterinário também pode recomendar uma dieta especial rica em fibras, bem como adicionar fibras à dieta por meio de alimentos como abóbora enlatada, farelo ou medicamentos como Metamucil. 


O aumento do consumo de água e exercícios também podem fazer parte do tratamento do problema. Se eles sofrem de pelos encravados ou problemas de higiene excessivos, a escovação frequente pode ajudar a aliviar o problema.




  Citações:  Angela Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário