"O perigo de deixar um gato vagar na rua
"O perigo de deixar um gato vagar na rua
Parece natural permitir que um gato tenha acesso ao mundo exterior para usar seus instintos naturais e se comportar como faria na natureza. Mas vale lembrar que nossos animais de estimação são uma raça domesticada que nunca, por muitas gerações, esteve na natureza.
Há também muitas coisas no ambiente humano às quais seus instintos não respondem, como carros. Então, quais são os perigos de permitir que os gatos circulem livremente pela vizinhança?
Área
Uma das primeiras coisas a considerar é a área em que você mora. Embora seja bom pensar em um gato apenas vagando pelo seu jardim ou quintal, os gatos naturalmente têm territórios e patrulhas maiores.
O rastreamento de alguns gatos selvagens mostrou que eles podem cobrir uma área tão grande quanto centenas de acres, com a maior área já rastreada por um gato de raça mista sendo de cerca de 1351 acres! Este gato não recebeu apoio dos humanos, por isso precisava de uma área maior para encontrar comida suficiente para sobreviver, e foi exatamente isso que ele fez.
No entanto, a área média para a maioria dos gatos de estimação é de 4,9 acres. Portanto, pense na distância de sua casa e observe os desafios que um gato enfrentaria. Estradas movimentadas, cachorros, vizinhos irritantes que não gostam de gatos e, claro, a ameaça de outros gatos.
gato em um gato
Encontros perigosos com outros gatos são outro motivo para considerar manter um gato como animal de estimação. Uma das principais formas pelas quais os gatos contraem doenças e enfermidades graves é através do contato com outros gatos do lado de fora.
Os gatos não são sociais como os cães, e procurar outro gato geralmente não termina com uma cheirada no traseiro e um rosnado. Muitas vezes, podem ocorrer brigas, especialmente entre os gatos, e esta é uma das principais formas de propagação de doenças como a leucemia felina e o vírus da imunodeficiência felina.
Mesmo os parasitas podem ser transmitidos de um gato para outro. Pulgas ou ácaros são um problema chato, mas geralmente fáceis de lidar. Mas parasitas mais graves também se espalham entre os gatos, como o Toxoplasma gondii, parasita que pode causar problemas neurológicos, reprodutivos e respiratórios – e estes também podem ser transmitidos aos humanos.
Embora as vacinas ofereçam algum grau de proteção contra muitas das doenças e doenças mais comuns, vale a pena considerar que nenhuma vacina é garantida e eliminar uma mudança na exposição é a melhor maneira de minimizar a chance de infecção.
idéias ao ar livre
Existem maneiras de deixar seu gato sair de casa, mas ainda controlar um pouco seus movimentos e reduzir as chances de o gato encontrar o gato. Um exemplo é treiná-los desde filhotes para andar com você na coleira. Isso permite que eles explorem a área, mas permite que você limite o quão longe eles podem ir.
Outra ideia é um recinto interno e externo protegido por telas ou telas para que o gato possa desfrutar de ar fresco e cheiros interessantes, mas não sair do recinto. Até mesmo criar uma área de escalada vertical com plantas seguras para gatos ao redor pode ajudar a trazer um pouco do ar livre para eles.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário