"Por que seu gato está fazendo cocô fora da caixa?
"Por que seu gato está fazendo cocô fora da caixa?
A caixa de areia é provavelmente a parte menos divertida do gato, e se o gato optar por não usar a caixa por algum motivo, isso torna a experiência ainda menos agradável. Existem várias razões pelas quais os gatos param de usar suas caixas de areia, mas apenas algumas estão relacionadas a problemas de saúde - a razão mais popular é algo que nós, os donos, fizemos ou deixamos de fazer.
sentidos
Os gatos não racionalizam as coisas - eles confiam apenas nas informações de seus sentidos e agem de acordo. Um de seus sentidos mais aguçados é o olfato e, quando se trata de uma caixa de areia suja, se o olfato lhes disser que usar a caixa é uma má ideia, eles concordarão.
Esse nariz extremamente eficiente significa que, embora a caixa possa cheirar para nós, humanos, isso não significa que esteja de acordo com os padrões felinos. Uma das melhores maneiras de atenuar o problema do teste de detecção é usar duas caixas idênticas.
Tenha um em uso e outro para limpeza, pronto para secar e centrifugar. Dessa forma, a caixa sempre cheira bem para os gatos e deve incentivá-los a usar a caixa novamente.
Senso e instinto também podem atrapalhar ao experimentar um novo estilo de caixote. Isso é mais comum ao mudar de um estilo de caixa aberta para fechada. Uma caixa fechada informa aos sentidos do gato que algo desagradável pode estar escondido dentro dela e que entrar pode ser uma má ideia.
Embora os gatos sejam predadores, eles também atacam animais maiores e têm uma combinação de ambos os instintos. Isso significa que um predador à espreita no fundo de uma lata de lixo significa que ele não a usará e tomará uma medida alternativa.
Finalmente, o tipo de areia usada pode de alguma forma ofender seus sentidos e impedi-los de usar a caixa. Por exemplo, se um menor estiver mais empoeirado do que está acostumado, pode optar por não usá-lo. Aglutinar a areia pode não funcionar para eles porque adicionam cheiro. Se você trocou a ninhada e o gato parou de usar seu espaço, é provável que haja um motivo para a nova ninhada. Mude de volta e veja se o problema desaparece.
Problemas de saúde
Existem razões pelas quais um gato pode parar de usar a caixa de areia, relacionadas a uma condição médica subjacente. Pode ser qualquer coisa, desde uma infecção estomacal leve, que significa que eles precisam sair repentinamente e não acabam na caixa de areia.
Ou podem ser outros problemas, então fique atento a outros sintomas e evite a caixa de areia para ver se um problema maior pode ser a causa. Esses sintomas podem incluir choro ao urinar, esforço para fazer cocô, sangue ou muco no cocô ou idas frequentes à caixa de areia sem que nada aconteça.
Em caso de dúvida, entre em contato com seu veterinário o mais rápido possível para que ele possa avaliar o problema e determinar se um exame é necessário.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário