Problemas com espirros de gatos


"Problemas com espirros de gatos




"Problemas com espirros de gatos


Você conhece aquela sensação de quando algo entra em seu nariz e o irrita, então um bom espirro limpa tudo? Bem, seu gato experimentará algo muito semelhante, e essa é a causa da maioria de seus espirros ocasionais. No entanto, se o seu gato espirra com frequência ou apresenta outros sintomas, pode ser sinal de um problema maior.


Por que os gatos espirram?

A principal razão pela qual os gatos espirram é exatamente a mesma que os humanos - eles usam uma rajada explosiva de ar através de suas passagens nasais para limpar um bloqueio ou algo que os está irritando. 


No entanto, espirros persistentes podem ser um sinal de infecção e o veterinário precisará coletar amostras de vários lugares para determinar se é esse o caso. Isso normalmente ocorre na boca, garganta, olhos e nariz, portanto, os swabs são enviados a um laboratório para análise.


Uma das infecções mais comuns que causam espirros é uma infecção do trato respiratório superior, muito semelhante ao resfriado comum que as pessoas experimentam. Na maioria das vezes, essas infecções não são muito graves, mas podem ser um pouco mais graves em gatos mais jovens ou com uma resposta imune reduzida.


Outras infecções comuns incluem o vírus do herpes felino, que é transmitido entre gatos e pode ser causado por estresse. O tratamento consiste principalmente no controle dos sintomas e não pode ser transferido para humanos. O calcivírus felino é altamente contagioso entre os gatos e úlceras na boca são um sintoma comum. No entanto, também pode causar infecções do trato respiratório e, em casos mais extremos, até pneumonia.


Outras infecções que podem causar espirros como sintoma incluem peritonite infecciosa felina, vírus da imunodeficiência felina e leucemia felina. A clamídia geralmente causa infecções oculares entre seus sintomas, enquanto as infecções por bordetella e micoplasma causam espirros excessivos.


Outras causas de espirros

Outra causa importante de espirros em gatos é a inalação de um irritante ou alérgeno. Se você suspeitar que seja esse o caso, procure um padrão nos espirros. Eles espirram imediatamente após desligar o fluxo de ar automático? É logo depois que você limpou a lata de lixo? Ou quando você usou um determinado produto de limpeza em casa?


Qualquer um deles pode indicar uma reação à substância, e muitos são conhecidos por causar reações alérgicas em gatos. Isso inclui fumaça de cigarro, perfumes, areia para gatos, produtos de limpeza, velas, pólen, mofo e até mesmo sprays contra pragas, como spray antimoscas.


A vacina é uma causa estranha, mas comum, de períodos de espirros, especialmente se o tratamento foi administrado por via intranasal (pelo nariz). Isso geralmente dura de quatro a sete dias e pode ser causado por algo que se alojou em suas passagens nasais ou apenas por irritá-lo com a vacina. Infecções bucais também podem causar problemas de sinusite e levar a espirros e, em casos muito raros, espirros podem estar ligados a certas formas de câncer.

publicidade

Conclusão

Na maioria das vezes, o espirro é causado apenas por coceira no nariz. No entanto, se notar outros sintomas como corrimento nasal, corrimento nasal, cansaço excessivo, febre, salivação, respiração ofegante ou tosse, consulte o seu veterinário o mais rápido possível.




  Citações:  Angela Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário