Sintomas de câncer nasal em gatos

 

"Sintomas de câncer nasal em gatos




"Sintomas de câncer nasal em gatos


O câncer nasal felino não é uma doença comum em gatos, mas é mais comum em raças maiores do que em raças menores e ocorre mais em machos do que em fêmeas. Mas quais sintomas observar e o que pode ser feito se o gato for diagnosticado com a doença?


Sintomas


O câncer do nariz em gatos é apropriadamente chamado de adenocarcinoma nasal e é onde muitas células se encontram nas passagens nasais e sinusais dos gatos. Até agora, os especialistas divergem sobre se a doença pode ser tratada de forma mais eficaz quando detectada precocemente e tratada de forma agressiva.


Essas condições incluem uma série de sintomas comuns aos vírus do resfriado e da gripe. Estes incluem espirros, secreção nasal semelhante a muco e dor nasal. O gato também pode perder o apetite e levar à perda de peso. Os sintomas mais graves incluem convulsões, alterações faciais e massas obstrutivas no nariz do gato.


Embora a causa exata do câncer seja desconhecida, uma causa possível é um ambiente cheio de poluição.


Diagnóstico e tratamento


Existem várias ferramentas usadas para diagnosticar o câncer nasal, incluindo o uso de uma câmera microscópica no nariz, chamada rinoscopia, para verificar a cavidade nasal. Isso pode não ser possível se a passagem estiver obstruída por uma grande quantidade de sangue ou um tumor. 


Amostras de tecido também podem ser coletadas para um diagnóstico definitivo, e culturas bacterianas também podem ser usadas. Amostras de gânglios linfáticos também são usadas para verificar se o câncer metastatizou ou se espalhou para outras partes do corpo.


A remoção de qualquer tumor é geralmente o primeiro passo, mas não é o único tipo de tratamento necessário. A radioterapia é frequentemente usada juntamente com a cirurgia, enquanto a quimioterapia às vezes é usada em seu lugar. Se a condição não for tratada, o tempo de sobrevivência é de 3 a 5 meses. As taxas de sobrevivência aumentam para 20-49% após o tratamento nos primeiros dois anos.


câncer de sinusite


Outra condição intimamente relacionada ao câncer nasal é chamada de carcinoma de células escamosas do nariz e seios da face. Esse tipo de câncer ocorre nos seios da face, o espaço oco entre os ossos do crânio que se conectam ao nariz e fornecem umidade ao ar que o gato respira. Ambas as áreas são cobertas por uma camada de tecido chamada epitélio, e é aí que o câncer pode crescer.


Este tipo de câncer cresce lentamente ao longo de meses e pode se espalhar para o cérebro e causar convulsões. Os sintomas incluem coriza que dura muito tempo, às vezes com sangue, além de lacrimejamento excessivo e espirros frequentes. Eles também podem sentir perda de apetite, mau hálito e olhos esbugalhados, enquanto o nariz pode parecer deformado.


O diagnóstico é semelhante ao câncer nasal e o tratamento segue um caminho semelhante, usando uma combinação de cirurgia e radioterapia ou quimioterapia. 

publicidade

Depois disso, infecções fúngicas são um efeito colateral comum dos procedimentos e a medicação geralmente é prescrita para lidar com isso. Após o tratamento, a condição pode retornar, geralmente no primeiro ano.




   Citações:  Angela Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário