"Por que os gatos ao ar livre devem ser microchipados
"Por que os gatos ao ar livre devem ser microchipados
Ao mesmo tempo, se o seu gato ao ar livre se perdesse, havia poucas chances de que ele fosse encontrado e reunido com você. Às vezes, uma coleira com crachá pode funcionar, mas pessoas sem escrúpulos podem cortá-la. No entanto, com o advento do microchip, há uma chance muito maior de seu gato voltar para casa e menos incentivo para os ladrões roubarem seu precioso animal de estimação.
Como funcionam os microchips
Quando falamos de microchips, a maioria de nós pensa em computadores ou smartphones. Um microchip embutido no pelo de um gato é muito mais básico, mas contém informações sobre você, o dono. O chip é colocado sob a pele ou por via subcutânea por meio de uma agulha em um processo que leva apenas alguns minutos.
O chip é normalmente colocado entre as omoplatas do gato, pois isso reduz qualquer desconforto e a possibilidade de uma reação alérgica. O chip em si é do tamanho de um grão de areia.
Dependendo do tamanho e peso do seu gato, às vezes você pode sentir uma farpa sob a pele. Muito ocasionalmente, pode aumentar com o tempo, mas não chega a lugar nenhum porque fica logo abaixo da pele. Os veterinários sabem que isso pode acontecer e examinarão todo o corpo do gato para verificar isso.
Os gatinhos podem ser implantados com um chip a partir de cinco semanas, dependendo do seu estado de saúde. O processo não é invasivo e não requer anestesia, mas quando os gatinhos são jovens e delicados, ainda pode causar problemas. A maioria dos veterinários recomenda esperar para lascar até que tenham oito semanas de idade ou pelo menos dois quilos.
Por que usar um microchip?
A maior vantagem do microchip é a mais óbvia. O chip conterá informações sobre você, como seu endereço ou número de telefone. Portanto, se seu gato se perder e for levado a um consultório ou abrigo veterinário, eles poderão escanear essas informações e reencontrá-lo com seu animal de estimação.
Você pode optar por eles entrarem em contato diretamente com você ou, se tiver dúvidas de segurança, eles entrarão em contato com a empresa de chip que passará as informações para pegar o gato.
A atualização das informações do SIM também costuma ser simples – uma ligação ou e-mail para o provedor do SIM atualizará suas informações. Isso deve ser feito quando qualquer uma das suas informações mudar, como obter um novo número de celular.
Os gatos ficam com medo e fogem, mesmo que estejam acostumados a ficar do lado de fora. Depois, há a questão do roubo. Se o seu gato tem pedigree e vale dinheiro, sempre haverá pessoas que podem orientá-lo a roubá-lo e vendê-lo. Por ter chip, quando o gato é roubado e chega ao veterinário, o veterinário percebe que é o caso e pode alertar as autoridades.
publicidade
Uma coisa que um microchip não é é um rastreador GPS. Não pode ser usado para identificar a localização do seu gato se ele desaparecer. Mas, caso contrário, esta é a melhor chance de se reunir com seu gato se ele se perder ou estiver com medo de sair de casa.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário