"Como disciplinar efetivamente um gato
"Como disciplinar efetivamente um gato
Quem já conviveu com um gato confirma que são animais inteligentes, que aprendem rápido e têm vontade própria. Se eles se comportarem mal, você pode precisar mostrar a eles como deseja que eles se comportem. Mas existem maneiras de fazer isso que funcionarão e outras maneiras que apenas causarão mais problemas. Aqui nós olhamos para alguns deles.
compreensão do comportamento
Em primeiro lugar, os donos precisam entender por que o gato faz o que faz. Embora um gatinho possa parecer um humano peludo em alguns aspectos, uma área em que eles não são como nós é que eles não se comportam. Eles não farão nada apenas para irritá-lo ou se vingar de você.
Portanto, se eles urinam fora da caixa, não é porque estão incomodando você, mas porque há algum instinto que os diz para fazer isso. Isso pode variar de eles não gostarem da caixa ou da ninhada incomodá-los com sua colocação ou até mesmo sofrer de uma condição médica que os impeça de entrar na caixa. Portanto, entender por que eles fazem o que fazem ajudará você a saber como discipliná-los de maneira eficaz.
Oque fazer e oque não fazer
Um dos problemas mais comuns é o que chamamos de evitar a caixa de entrada. É aqui que o gato, por algum motivo, não usa sua caixa de areia e deposita seus dejetos em outro lugar. Para resolver esse problema, você deve brincar de detetive.
Como mencionado, é a caixa ou a ninhada que foi trocada? A caixa está em um novo local em uma área de tráfego intenso da casa deixando o gato desconfortável? Ou então, o gato apresenta algum outro sintoma que pode indicar algum problema de saúde, como sangue na urina, choro ao ir ao banheiro ou perda de peso.
Depois de descobrir qual é o problema, o gato voltará a usar a caixa. Nunca esfregue o nariz com lixo descartado no lugar errado, porque isso não significa nada para eles.
Outro problema comum é arranhar móveis. Isso decorre do desejo do gato de manter suas garras, e os móveis ocupam o lugar da árvore que seus ancestrais teriam usado. A melhor maneira de evitar isso é fornecer um poste para arranhar.
Sempre que o gato começar a arranhar os móveis, leve-o até o arranhador. Bater palmas também irá afastá-los de seus arranhões, mas nunca bata palmas, pois isso não significará nada para eles e eles terão medo de suas mãos.
Uma luta pode ser interrompida da mesma forma, batendo palmas em voz alta ou gritando 'não' bem alto. Os gatos costumam brigar com outras pessoas da casa, mas é fundamental reconhecer brincadeiras e agressões para saber se é um problema maior. Procure sinais de raiva ou medo em sua linguagem corporal que indiquem que a briga é séria, e não uma brincadeira.
Os gatinhos especialmente mordiscam tudo para explorar e porque estão dentição, assim como um bebê está dentição. Ensiná-los a não incluir as mãos na área da mordida é importante desde cedo. Se você for mordido, não puxe a mão rapidamente porque parecerá uma brincadeira.
publicidade
Mais uma vez, um "não" agudo os fará pular e soltar a mão. Ao jogar, evite usar a mão como ponto focal, em vez disso, use um brinquedo em uma vara ou barbante para que suas mãos não sejam consideradas um brinquedo.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário