Como saber quando seu gato está envelhecendo


"Como saber quando seu gato está envelhecendo



"Como saber quando seu gato está envelhecendo


O instinto diz aos gatos que quando eles se sentem mal ou algo não está funcionando bem, eles escondem. Isso significa que eles mascaram doenças e também os sinais de envelhecimento. Quando um gato atinge os sete anos de idade, é classificado como sénior e pode começar a apresentar alguns sinais de velhice, mas a que devemos estar atentos enquanto donos?

publicidade

problemas oculares


Problemas de visão em gatos mais velhos podem ser resultado da idade ou secundários a outra condição. As doenças oculares mais comuns em gatos são câncer e glaucoma, bem como traumas ou lesões. Eles também podem ser um indicador de uma condição como pressão alta ou hipertensão. Se os vasos sanguíneos da retina no olho estiverem congestionados ou, nos casos mais graves, a retina estiver descolada, pode levar à perda de visão ou cegueira.


Sinais de problemas oculares que requerem uma visita ao veterinário incluem:


• Contato visual


• Pisca excessivamente


• Vasos sanguíneos na parte branca do olho


• Pupilas dilatadas ou de tamanho diferente sob luz forte


• Bater em objetos pela casa


• Nublado ou detritos na frente do olho


mudanças corporais


Alterações no corpo de um gato podem ser um sinal de um problema de saúde relacionado à idade ou de outra forma. Uma mudança repentina de peso é um indicador importante de um problema, pois até mesmo outro quilo pode representar até 10% do peso corporal. A perda de peso pode ser um indicador de diabetes, câncer, hipertireoidismo ou doença renal. Também pode ser um sinal de doença dentária.


A doença dentária em gatos é, em princípio, semelhante à dos humanos - o tártaro se acumula e pode ocorrer doença periodontal. 30-70% dos gatos adultos sofrem de uma condição mal compreendida chamada reabsorção dentária felina, onde seus dentes literalmente se dissolvem. 


É muito doloroso, mas pode passar despercebido porque as coroas visíveis acima da linha da gengiva parecem normais, enquanto as raízes estão desmoronando. Problemas dentários também podem impedir que os gatos comam devido à dor e isso pode levar à perda de peso.


problemas renais


Os rins são uma das principais causas de problemas de saúde em gatos idosos. Isso pode aumentar a ingestão de líquidos e a micção, pois os rins param de funcionar com a mesma eficiência. Isso pode levar à perda de apetite e peso, pois as toxinas se acumulam no sangue. 


A insuficiência renal é irreversível, mas se detectada precocemente, mudanças na dieta podem ser feitas para retardar o processo. Os gatos também podem sofrer de falta de micção devido a doença renal ou obstrução uretral. Isso é considerado uma emergência e um veterinário deve ser procurado imediatamente.


Outras condições


A osteoartrite é uma condição familiar para muitas pessoas, especialmente à medida que envelhecemos, e estudos mostraram que os gatos também a desenvolvem. Funciona de maneira diferente em cães com menos claudicação e maior amplitude de movimento, mas a relutância em pular é uma das mudanças mais visíveis. 

publicidade

Eles podem ter dificuldade para entrar e sair da caixa de areia, podem não se arrumar bem e podem ficar letárgicos e perder o apetite. Muitas vezes, um veterinário pode fornecer medicamentos adequados para a dor aos gatos para ajudá-los a lidar com essa condição, mas nunca dê a eles medicamentos humanos, pois isso provavelmente será fatal.




   Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário