"Saúde do gato - sintomas que mostram que seu gato está resfriado
"Saúde do gato - sintomas que mostram que seu gato está resfriado
Assim como nós, humanos, os gatos podem pegar resfriados, que podem ser qualquer coisa, desde um fungo desagradável até uma doença grave e completa. Em humanos, essas doenças são normalmente causadas por um vírus chamado rinovírus, mas os gatos não podem contraí-lo, o que significa que os gatos não podem pegar resfriados de humanos. No entanto, eles têm seus próprios vírus que podem causar sintomas semelhantes aos do resfriado.
publicidade
sintomas de resfriado
Nos gatos, a maioria dessas doenças é causada por duas infecções - calcivírus ou herpesvírus. Os sintomas aparecem entre alguns dias e duas semanas após a exposição ao vírus e incluem:
Espirros – Os espirros são frequentemente o primeiro sintoma que se nota num gato com uma constipação e destinam-se a limpar as passagens nasais, tal como nos humanos.
Coriza – ou coriza é uma condição em que um vírus irrita o revestimento nasal e o corpo produz muco para limpá-lo. Este muco flui do nariz ou é expelido por espirros.
Olhos lacrimejantes – A secreção ocular é muitas vezes chamada de conjuntivite e pode ser uma condição em si. Também ocorre como um sintoma de resfriado e faz com que o muco se acumule nos olhos, formando uma crosta desagradável. Isso deve ser limpo com um pano quente e úmido.
Respiração bucal – quando o nariz está obstruído, os gatos respiram pela boca
· Letargia – Ao combater um vírus, o gato costuma ficar letárgico e cansado, pois o corpo gasta recursos para o sistema imunológico. Eles geralmente dormem mais e se interessam menos pelo ambiente.
· Febre – Os gatos têm uma temperatura corporal normal entre 100 e 102 graus Fahrenheit, e durante um vírus resfriado é provável que suba, embora seja difícil de detectar
· Perda de apetite – porque se sentem doentes e indispostos, muitas vezes comem menos
Além desses sintomas, existem outros que podem indicar uma condição mais grave do que o resfriado comum. A tosse é um desses sintomas, pois normalmente indica que a infecção se espalhou para os pulmões e há formação de muco.
Outro sintoma é a dificuldade para respirar, embora muitas vezes esteja associada a um nariz entupido, mas isso pode indicar líquido nos pulmões que precisará de antibióticos. O muco de cor escura é outra preocupação porque normalmente é creme ou claro - se ficar amarelo, verde ou marrom, pode ser um sinal de infecção bacteriana secundária.
Terapia
Embora possa ser tentador dar ao seu gato uma gota de remédio para resfriado humano ou algo projetado para cães, é uma má ideia porque os ingredientes não funcionarão da mesma forma para os gatos e podem fazer com que eles fiquem gravemente doentes ou até morram.
Se precisar de medicação, converse com seu veterinário sobre a medicação certa para o sistema do seu gato.
publicidade
Na maioria das vezes, é só esperar com o gato que a doença passa, assim como acontece com uma pessoa. Mantenha-os longe de correntes de ar, aquecidos e confortáveis, mesmo que tenham febre, e considere o uso de um vaporizador de névoa fria para ajudar no acúmulo de muco.
Certifique-se de que eles bebam muito e ofereçam alimentos com cheiro forte de que gostem, pois seu apetite será reduzido pela perda do olfato.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário