Desvantagens de esterilizar ou castrar seu gato


"Desvantagens de esterilizar ou castrar seu gato





"Desvantagens de esterilizar ou castrar seu gato


Para a maioria das pessoas, ter um gato esterilizado ou castrado é um passo automático que é feito quando o gato tem idade suficiente. Mas há dois lados da história? Existe alguma desvantagem em ter um gato esterilizado ou castrado?

publicidade

Vantagens


O principal benefício de esterilizar ou castrar um gato é o controle populacional, especialmente quando o gato é mestiço. Há tantos gatos indesejados em abrigos de caridade que impedir que seu gato procrie acidentalmente é a melhor ideia. 


Encontrar lares para gatinhos pode ser difícil e acabar com o dono tendo mais gatos do que gostaria ou entregando-os a um desses abrigos.


Em gatos, o principal benefício pode ser a redução do apetite para reprodução. Se um macho engravida uma fêmea, isso não afeta realmente a vida de seu dono. Mas um gato macho que não foi castrado terá um forte desejo de encontrar uma companheira ou parceiras.


mudanças de comportamento


Quando um gato é esterilizado ou castrado, seu comportamento muda, principalmente nos machos. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo do ponto de vista.


Nos gatos, esse processo remove os testículos para que eles não produzam mais testosterona. Isso significa que eles não estão mais dispostos a usar urina para marcar seu território, que geralmente inclui a casa de seu dono e, portanto, paredes ou móveis. 


Eles estarão menos dispostos a percorrer seu território e menos agressivos. Brigar com outros gatos é uma das melhores formas de passar doenças e enfermidades de um para o outro.


Para as fêmeas, a principal mudança é a retirada do ciclo estral, quando estão prontas para procriar e dispostas a encontrar um parceiro. Durante esse período, eles são muito barulhentos e podem ser agressivos. Eles vão agir de forma estranha, rolando no chão e rastejando, curvados. Esse comportamento para quando eles são castrados.


Em geral, os gatos ficam mais calmos, amigáveis ​​e brincalhões após a castração. Às vezes, eles toleram melhor o manuseio e são considerados mais fofinhos do que os gatos. No entanto, isso não é garantido, pois, como tudo mais, gatos diferentes reagem de maneira diferente.


Problemas de saúde


Tal como acontece com as mudanças comportamentais, os problemas de saúde precisam ser considerados ao esterilizar ou castrar. A primeira é que, apesar de rotineiro, o processo é cirúrgico e sempre traz riscos. Existem riscos como infecções durante a própria cirurgia e no pós-operatório. O período de recuperação é mais longo para os gatos do que para os machos.


A vantagem é que os gatos castrados não correm mais o risco de tumores ovarianos e uterinos. Da mesma forma, os gatos não podem mais ter câncer testicular. O risco de câncer de mama e câncer de próstata é reduzido após a cirurgia do gato, especialmente se for realizada antes de um ano de idade.


Do lado negativo, gatos esterilizados ou castrados correm maior risco de desenvolver problemas urinários, como incontinência. É menos comum do que em cães, mas pode acontecer. Gatos machos também correm maior risco de desenvolver diabetes após a castração.

publicidade

Conclusão


A principal razão para não castrar um gato é se você planeja criá-lo, e isso geralmente é feito com gatos com pedigree. Embora existam alguns riscos de saúde menores associados ao procedimento, geralmente os benefícios superam os riscos potenciais.




  Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário