porque o gato não usa sua caixa de areia?


"Porque o gato não usa sua caixa de areia?




"porque o gato não usa sua caixa de areia?


Um dos meus gatos pode ser uma garota travessa. Percebo quando ela está doente assim que abro as cortinas pela manhã - e piso no carpete molhado. Felizmente, logo descobri a causa do problema: era a versão dela do protesto "sujo" porque ela queria limpar o caixote com mais frequência. Assim que recebi a mensagem aumentei minha vigilância e ela parou de fazer xixi onde não deveria.


Existem várias razões pelas quais um gato pode parar de usar sua caixa de areia, mas o problema precisa ser resolvido rapidamente antes que se torne um hábito. A chave para restabelecer bons hábitos de higiene é pensar como um gato para descobrir por que seus hábitos de limpeza se deterioraram.


A micção inadequada (a forma popular de dizer "fazer xixi no tapete") se deve em grande parte a dois motivos: problemas de saúde ou problemas de comportamento.


gato surpreso


Vamos nos concentrar primeiro nas questões de saúde. Um gato sente vontade de urinar se a bexiga estiver dolorida ou muito cheia. Qualquer uma dessas duas coisas pode pegar um gato e dar a ele um senso de urgência, o que significa que quando ele tem que ir, tem que ir.


Uma bexiga dolorosa é um resultado comum de problemas como infecção do trato urinário ou cálculos urinários. Da mesma forma, gatos com problemas de saúde como doença renal, glândula tireoide hiperativa ou diabetes mellitus tendem a ter sede e beber muita água. Beber muita água significa que a bexiga se enche com mais frequência - resultando na necessidade de fazer xixi com mais frequência.


Se você notar que seu gato está agachado repetidamente, tem sangue na urina ou está com sede, é hora de levá-lo ao veterinário.


Cuidado com a lata de lixo


Agora vamos voltar nossa atenção para questões comportamentais. Todos nós sabemos que os gatos se preocupam em manter o pelo limpo, e o mesmo vale para o banheiro. Para um gato, evitar a caixa é um sinal de que algo na caixa não está certo para ele. Coloque seu chapéu de detetive e considere o seguinte:


Número de caixas de areia


Urina e fezes são fortes sinais de possessão. Se um gato tiver que dividir a bandeja com outros gatos, ele pode se sentir intimidado pelas mensagens que eles deixam para trás. E em vez de insultar os gatos domésticos, ela pode optar por ir ao banheiro em outro lugar... A regra de ouro é fornecer uma caixa de areia para cada gato da casa, mais uma sobressalente. Portanto, se você tem cinco gatos (como eu), são pelo menos seis mil!


ataques de emboscada


Quando um gato vai ao banheiro, fica muito vulnerável. Se ela foi atacada por outro gato enquanto usava a bandeja, ela pode se sentir insegura e cautelosa em usá-la novamente. Observe com atenção se a bandeja está "segura" para que ela possa usá-la em particular.


associações desagradáveis


Se você tentou dar vermífugo ao seu gato enquanto ele estava na caixa de areia, agora ele pode ter associações desagradáveis ​​que o levam a evitá-lo. Tente colocar a bandeja em um novo local (mostre a ela onde fica) e fique a uma boa distância quando ela for usá-la.


lixo seletivo


Alguns gatos são exigentes quanto à textura da areia sob suas patas ou ao cheiro (especialmente areia perfumada). Se a micção inadequada começou depois de comprar a nova ninhada, volte para a marca antiga. Tente experimentar diferentes tipos de areia para ver qual você prefere.

publicidade

táticas de choque


Se o gato se assustasse ao usar a bandeja, isso poderia fazê-la sentir que não é um lugar seguro. Um erro comum é colocar a bandeja na lavanderia ao lado da secadora. Se a secadora entrar no ciclo de centrifugação enquanto ela estiver agachada, isso pode causar uma surpresa desagradável que ela não esquecerá tão cedo. Então aí está, um rápido tour pelos hábitos de higiene dos gatos para ajudá-lo a evitar aqueles 'Argh!' momentos em que abrem as cortinas pela manhã.



  Citações: Deborah Shores

Nenhum comentário:

Postar um comentário