Os gatos sofrem de estresse?
"Os gatos sofrem de estresse?
Em nossa cultura moderna, tendemos a equiparar o estresse a coisas que não afetam os gatos - pressão social, pressão do trabalho ou pressão financeira. Mas o estresse é muito mais variado e complicado. O estresse pode até ser bom em certas circunstâncias e certamente é algo que pode afetar os gatos.
bom estresse
Existem vários sistemas no corpo do gato que são projetados para lidar com o estresse. Estes incluem o eixo HPA, o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, bem como o sistema nervoso simpático. Estes são projetados para lidar com o estresse 'comum' que pode acontecer a um gato quando ele está na natureza e em seu ambiente natural antes da domesticação. Ele usa a liberação de hormônios para lidar com esse estresse e se preparar para o desafio associado, geralmente como parte da resposta de luta ou fuga.
Os gatos podem ter problemas quando confrontados com estresse prolongado ou crônico. Seus corpos não foram projetados para lidar com isso. Na natureza, eles podem passar por um breve período sendo perseguidos por um predador quando se sentem estressados e com medo. Mas isso não duraria dias ou semanas. Portanto, um estressor de longo prazo é algo contra o qual os gatos não têm defesa natural.
Reconhecendo o estresse
O estresse agudo é facilmente detectado e pode ser causado por um único evento agudo. Isso é qualquer coisa, desde um copo caído até a chegada de um novo animal de estimação. Freqüentemente, o gato fica muito quieto, com o corpo agachado e as patas curvadas. Eles tremem ou balançam e sua cauda fica enrolada em volta do corpo com a cabeça enfiada embaixo do corpo.
As pupilas estarão totalmente dilatadas e suas orelhas podem ser pressionadas contra a cabeça. Eles podem ficar completamente silenciosos ou podem miar, uivar ou rosnar, além de assobiar. Eles podem até urinar ou defecar involuntariamente e podem reagir agressivamente se forem abordados.
O estresse crônico por um longo período de tempo é mais sutil e depende da personalidade do gato. Por exemplo, eles podem parar de comer, se limpar ou usar a bandeja corretamente. Eles podem dormir mais ou se esconder a maior parte do tempo. Eles podem se tornar retraídos ou excessivamente carentes em relação ao seu povo e podem até ser agressivos com as pessoas.
Eles se tornarão hipervigilantes, pulando ao menor ruído e mudando padrões de comportamento, como ficar dentro de casa quando antes gostavam de sair. Limpeza excessiva, micção inadequada ou aumento da coceira podem ser sinais de estresse.
causas do estresse
Diferentes fatores podem causar estresse em diferentes gatos. Uma das principais razões é compartilhar coisas com outro gato, como tigelas de comida e água ou caixas de areia. Pode ser que seus donos interfiram demais em suas vidas, exijam muita atenção ou não dêem espaço ou sossego ao gato. Eles podem estar estressados pelo número de animais e/ou pessoas que moram na casa.
Finalmente, o tédio, sentir-se mal amado ou confinado a um pequeno espaço pode desencadear reações de estresse.
publicidade
Se você acha que seu gato está estressado, converse com seu veterinário. Eles podem descartar condições médicas subjacentes ou doenças que possam estar causando o problema e ajudá-lo a avaliar o que está causando seu estresse para aliviar a condição.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário