"O significado do rabo na linguagem corporal dos gatos
"O significado do rabo na linguagem corporal dos gatos
Os gatos podem nos dizer muito sobre o que estão pensando e sentindo a partir de sua linguagem corporal. As vocalizações são uma parte fundamental, assim como elementos como orelhas e bigodes. Um dos sinais mais reconhecíveis da linguagem corporal é a cauda, e você pode aprender muito com os movimentos da cauda.
pontas da cauda
Os gatos são criaturas instintivas e agem de acordo. Se algo parecer assustador, eles ficarão com medo. Se isso os ameaçar, eles reagirão. A linguagem corporal deles segue esses instintos e, ao aprender a linguagem, você entenderá o que eles estão dizendo. A cauda de um gato (a menos que seja uma raça sem cauda como o Manx) pode atuar como um indicador para dizer o que está pensando e sentindo à primeira vista.
Por exemplo, a varredura da cauda pode indicar irritação. Você pode estar acariciando-os demais ou demorando muito para alimentá-los. Pode acontecer que fiquem zangados com a presença de outro animal ou criança que os irrite. Este é o estágio pré-raiva e pode ser visto como chateado.
A raiva envolve movimentos bruscos, estalando como um chicote de um lado para o outro. Este é um sinal claro de que algo os deixou com muita raiva ou, pelo contrário, eles estão com medo e tentam esconder isso parecendo grandes e impressionantes. Eles podem surpreendentemente eriçar os pelos da cauda para combinar com esse sentimento, novamente fazendo com que pareçam maiores e mais ameaçadores.
Por outro lado, um rabo que serpenteia pelo corpo e está relaxado é sinal de um gato feliz. Um movimento suave ou toque do dedo do pé também pode mostrar que eles estão felizes e contentes com o ambiente. É frequentemente usado para brincar, abanar o rabo e perseguir como se fosse um brinquedo independente do corpo, ou para atrair outro gato para brincar. Uma cauda levantada ao caminhar em sua direção é um pouco como um gato dizendo "olá, bom ver você!"
linguagem corporal diferente
Movimentos de cauda também serão associados a outros sinais de linguagem corporal. Por exemplo, orelhas achatadas na cabeça são um sinal clássico de raiva/medo, muitas vezes acompanhado de assobios e outras vocalizações. Orelhas apontando para frente ou atrás do som são um sinal de um gato atento e engajado. Orelhas soltas significam um gato solto. Suas barbas também seguem um padrão semelhante, o que explica seu comportamento.
Sentado também pode indicar quando o gato está relaxado e feliz. Sentar de lado com o estômago é um relaxamento positivo, assim como sentar com as patas embaixo. Se eles se sentissem ameaçados, eles iriam querer suas patas dianteiras prontas para se mover e não mostrar sua barriga vulnerável.
publicidade
Conclusão
Não existe uma regra rígida e rápida de como um gato responde a uma situação à medida que aprende à sua maneira. Algo que os assusta na primeira vez pode não assustá-los quando acontecer novamente porque eles percebem que não é uma ameaça. No entanto, algo familiar pode assustar repentinamente se for encontrado de maneira incomum ou acompanhado por um som alto.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário