"Os gatos são animais sociais?
"Os gatos são animais sociais?
Os gatos são muitas vezes vistos como o oposto dos cães em muitos aspectos – os cães são animais de carga que precisam de interação com outros de sua espécie ou substitutos humanos. Os gatos são vistos como reservados e independentes, não precisam de pessoas, mas costumam gostar de sua atenção. Quão precisa é essa visão e os gatos realmente não precisam uns dos outros?
Área
A maioria dos comportamentos de nossos gatos vem de seus ancestrais, os gatos selvagens, e de sua evolução ao redor do mundo. Embora os gatos não precisem caçar para se alimentar, eles ainda aprendem a fingir que caçam quando são filhotes. Eles costumam pegar pequenos animais e pássaros, embora não precisem comê-los. E eles reagem às ameaças da mesma forma que na natureza, quando uma ameaça pode significar a morte. Outra característica importante herdada desses gatos selvagens envolve o território e a maneira como eles interagem com outros gatos.
Os gatos são principalmente caçadores solitários, então seu território é para caça. Ele precisa ser defendido para garantir que eles tenham comida suficiente para viver. Portanto, eles marcam seus territórios para alertar outros gatos e mostrar os limites de sua propriedade. Gatos não gostam de brigar uns com os outros, apesar do barulho vindo da janela no meio da noite. A marcação de território funciona como um sinal de alerta para outros gatos. Mas esse sinal às vezes é ignorado.
buraco
No coração do território está a toca, uma zona central onde vão dormir, comer e passar tempo com o companheiro. Esta é a parte do território que o gato defende com mais veemência, e uma incursão nela resultará em uma batalha. Para um gato domesticado, pode ser sua casa ou até mesmo uma parte específica dela. Se outro gato ou animal entrar nesta área central, pode causar uma forte reação do gato.
país neutro
Na natureza, os gatos costumam ter áreas que são como terreno neutro. Aqui eles podem conhecer e interagir com outros gatos. Em casa, pode ser onde são colocadas tigelas de comida e água compartilhadas e até mesmo areia para gatos. Ele vai assobiar, rosnar e cuspir em qualquer um que não seja bem-vindo neste território neutro até que eles saiam.
colônia
Gatos domésticos selvagens às vezes podem formar colônias para ajudar a sobreviver. Isso geralmente ocorre quando há uma ou poucas fontes de alimento em uma área pequena e um único gato não conseguiu afastar os rivais ou mesmo comer tudo. Os gatos, portanto, ocupam a área juntos e não a tomam como seu território, mas como um terreno neutro. Há menos hierarquia nesses grupos do que nos cães. Isso ocorre porque os gatos não são uma matilha, mas podem optar por viver juntos.
Essa mentalidade colonial pode ocorrer quando os gatos vivem juntos em uma casa. Pode ser melhor para eles cooperar e tolerar uns aos outros, embora eles nunca sejam "melhores amigos" dos outros na colônia.
publicidade
Conclusão
Embora os gatos não "precisem" naturalmente de companhia, eles podem facilmente apreciá-la e tolerá-la, especialmente se cresceram com outros animais. Alguns gatos permanecem afetuosos uns com os outros, com as fêmeas às vezes mantendo um papel maternal. Outros podem simplesmente tolerar uns aos outros e ter pouco em comum.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário