"Como lidar com um gato ansioso como um profissional
"Como lidar com um gato ansioso como um profissional
Existem gatos que podem ser extremamente calmos. Por outro lado, existem gatinhos que podem sentir o contrário, tendendo a ficar mais nervosos e ansiosos. Para pais de gatos que têm os melhores interesses de seus gatos no coração, isso pode ser perturbador e decepcionante. Se você é um dos pais de gato que percebe esse comportamento nervoso em seu amigo felino, saiba mais sobre como pode ajudar seu gato a se sentir mais relaxado.
Razões pelas quais seu gato está ansioso
Pode haver uma série de razões para o comportamento nervoso do seu gato, incluindo:
Medo – Você pode não saber, mas pode haver algo ao seu redor que assusta e deixa seu gato nervoso.
Uma experiência negativa durante os primeiros anos como gatinho - Enquanto o seu gato era um gatinho, é possível que tenha tido uma experiência negativa que tenha causado este comportamento nervoso. Experiências negativas incluem, mas não estão limitadas a, falta de moradia, abuso, falta de habilidades sociais e experiência com outros gatos e pessoas e socialização inadequada.
Novo ambiente – Se você tem um gatinho novo ou um gato mais velho e os trouxe para casa pela primeira vez, é bem possível que eles se sintam nervosos em seu novo ambiente. Uma vez que ele consegue se ajustar ao ambiente e aos membros de sua família, ele começa a relaxar e se sentir em casa. Se houver casos em que você a encontra escondida debaixo da cama, não se preocupe. Ela acabará indo embora, então seja paciente com ela. Com o tempo, ele provavelmente vai preferir se enrolar no seu colo a passar o tempo em seus coelhinhos de poeira.
Genética - Acredite ou não, os instintos de sobrevivência estão naturalmente enraizados nos genes da maioria dos gatos. Pode desencadear uma resposta de luta ou fuga em gatos que os faz correr ou se esconder.
Outros gatos na vizinhança – Se você trouxer um novo gato para casa ou tentar apresentá-lo a outros gatos da vizinhança, espere que seu gato fique mais nervoso, cauteloso e defensivo. Esse comportamento só é corrigido com o tempo, então seja paciente enquanto seu gato se adapta.
Doença – Ficar doente pode ser uma experiência assustadora para qualquer pessoa, incluindo gatos. Portanto, quando seu gato estiver doente, espere que ele também fique ansioso. É melhor levá-la ao veterinário o mais rápido possível para tratamento. Dessa forma, ela pode ser trazida de volta a um estado saudável e feliz o mais rápido possível.
Outros cães ou animais de estimação na vizinhança – Além de outros gatos e gatinhos, outros cães e cachorros que você apresentar ao seu gato podem deixá-lo ansioso. Embora a maioria dos gatos seja sociável com cães, levará algum tempo para que eles se acostumem e se sintam à vontade com outros animais de estimação por perto.
Um novo membro da família – Seu amigo felino, como outros gatos, são criaturas extremamente sensíveis. Se houver uma mudança brusca de ambiente, por exemplo, há um novo familiar na casa; seu gato pode ficar confuso com isso, o que pode fazer com que ele se esconda por um tempo. Esse comportamento é normal e geralmente dura pouco tempo. Se você notar que seu gato está com problemas por um longo período de tempo, recomendamos fortemente que você visite o veterinário.
Ligue para o seu veterinário se notar algum dos seguintes comportamentos junto com a ansiedade recém-adquirida do seu gato.
perda de apetite
comportamento excessivamente agressivo
Fuja ou se esconda por um motivo desconhecido Miar
ou assobio frequente
Tossir, babar, morder
Desenvolva carecas no corpo
não esqueça procure um veterinário de confiança
Citações: Kristen Kla

Nenhum comentário:
Postar um comentário