"Apresente seu cachorro ao mundo
"Apresente seu cachorro ao mundo
A socialização do seu cachorro é um passo importante para o ajudar a encontrar o seu lugar no mundo das pessoas e dos outros cães.
O filhote naturalmente começa a se socializar na ninhada. Mas uma vez retirado da ninhada, é fundamental que o processo de socialização continue no novo ambiente.
Você quer que seu filhote cresça confiante e confortável em seu ambiente. Capaz de conhecer estranhos sem dar a mínima. Brincalhão e interativo com novos cães. Nunca seja agressivo diante de uma situação desconhecida.
Apresente seu cão a novas pessoas
Seu cão crescerá em um mundo cheio de pessoas. A interação é uma parte natural deste mundo. Seja a criançada da porta ao lado espiando por cima da cerca. Ou o entregador da UPS parado na porta da frente. Ou amigos que vieram nos visitar.
Você quer que seu filhote aproveite esses encontros e os ache fáceis.
Ao expô-lo ao maior número possível de pessoas diferentes enquanto ele ainda tem entre 6 e 12 semanas de idade, você pode ajudá-lo a se socializar.
Convide amigos ou vizinhos para conhecer seu novo cachorro. Peça-lhes que se ajoelhem ao seu nível e ofereça-lhes o seu biscoito de cão favorito. Certifique-se de que eles não façam movimentos bruscos que possam assustá-lo. E certifique-se de que seu filhote seja elogiado por aceitar o lanche. Isso ajudará a desencorajar a timidez e o medo.
Leve-o para passear no parque, na loja de animais ou na vizinhança, onde ele poderá conhecer novas pessoas. Se estranhos pedirem um animal de estimação, não deixe de elogiá-los por seu bom comportamento e por manter a calma.
Leve-o para aulas de obediência, onde ele estará perto de outros cães e pessoas. Se o seu cão parece estar em pânico no meio de toda a atividade, não force o assunto. Você sempre pode tentar novamente mais tarde. Mas definitivamente não o tranquilize se ele também estiver com medo. Isso apenas reforça o comportamento.
Basicamente, você quer aproveitar todas as oportunidades para expor seu cão a novas pessoas. Cada nova experiência contribuirá para sua crescente autoconfiança.
Apresente seu filhote a novos cães
O filhote primeiro aprende a se socializar com seus irmãos. Essa interação o ajuda a aprender a resistir à mordida e a desenvolver o autocontrole. Também ajuda o seu cão a queimar toda a energia do filhote, tornando-o muito menos hiperativo e destrutivo em casa.
Então, o que você pode fazer para ajudá-lo depois que ele deixar a ninhada?
A creche e o treinamento de filhotes são boas maneiras de mantê-lo interagindo com outros cães. Uma aula local de socialização de cachorros também é uma boa opção. Ou você pode tentar ir ao parque para cães mais próximo, que é sempre um ótimo lugar para exercitar seu filhote enquanto conhece outros cães.
Todos esses passeios devem ser divertidos, sem nenhuma pressão sobre o seu cão. Deixe-o interagir com outros cães sempre que quiser.
Se nada disso funcionar para você, veja se consegue encontrar uma creche para cães em sua área. Você pode deixar seu filhote no caminho para o trabalho e deixá-lo passar o dia brincando e interagindo com outros cães até que você o pegue no caminho para casa. Uma vez por semana está bom. Mais vezes, se você quiser.
Finalmente, se você já tem um cão mais velho em casa, eles geralmente fornecem todas as brincadeiras e orientações de que seu novo filhote precisa.
Apresente seu cachorro a novas situações
O mundo moderno está cheio de estímulos para o filhote. São viagens de carro, televisão, aspiradores de pó, sinos, bebês chorando, fogos de artifício, idas ao veterinário, música e centenas de outras novas experiências.
Exponha seu cão ao maior número possível dessas situações. Quanto mais melhor.
No entanto, como antes, não o empurre para essas experiências. Deixe-o lidar com eles em seu lazer. E se ele reagir com medo, não dê a ele a mensagem errada, confortando-o. Isso apenas reforça seu medo e torna difícil para ele lidar com outras novas situações.
publicidade
Socializar o seu cachorro deve ser um processo divertido. Faça isso diligentemente e você terá um companheiro de família calmo, confiante e amigável.
Citações: David Silva

Nenhum comentário:
Postar um comentário