"Você quer saber por que os gatos gostam tanto de pegar ratos?
"Você quer saber por que os gatos gostam tanto de pegar ratos?
"Os gatos são conhecidos por matar ratos há muito tempo, sempre que gatos e humanos descobriram que podiam comer melhor quando sua comida não continha ratos. Além disso, em alguns desenhos animados, como "Tom e Jerry", gatos e ratos continuam seus papéis de caçadores e presas. Mesmo que seu gato de estimação jogue um rato no tapete para agradá-lo, não se deixe enganar facilmente - porque os instintos dos gatos os fazem querer a coisa real.
Claro, os ratos não são a única fonte de alimento para gatos selvagens. Um gato selvagem não é tão difícil de agradar, então eles também podem atacar pássaros, coelhos e outros roedores. No entanto, é fácil para um gato pegar ratos. Seu tamanho muito pequeno os impede de contra-atacar (o que dá origem à expressão "lutar como um rato encurralado") e eles não podem escapar como pássaros voando. É por isso que os gatos adoram perseguir ratos.
A caça é o instinto de sobrevivência de um gato. Em comparação com outros animais, como cães, o corpo do gato não produz taurina suficiente. A taurina é necessária para produzir mais proteína. Os animais não podem viver muito tempo sem este aminoácido vital, por isso os gatos devem incluí-lo na sua dieta para compensar a falta de taurina. A carne é a única fonte de alimento que fornece a quantidade certa de taurina para um gato sobreviver; isso torna o gato um "carnívoro obrigatório", de acordo com os biólogos. Lembre-se de que, embora os cães possam viver com uma dieta vegetariana, os gatos não. Eles devem matar para sobreviver. Ou ter pessoas para ajudá-los, o que é a mesma coisa.
Gatos nascem para caçar. Já com 4-6 semanas de idade, os gatinhos começam a perseguir e atacar sua tigela de comida. Mais tarde, o rabo trêmulo da mãe se transforma em um rato substituto. Sua mãe fica de olho em suas habilidades de caça para aprimorá-las ainda mais. Os gatinhos observam e imitam o que a mãe e os irmãos estão fazendo, e a mãe caçará presas vivas para se exercitar. Por esta razão, gatos selvagens e ferozes costumam morder o pescoço de suas presas para matá-las instantaneamente. No entanto, os gatinhos que falharam em aprender essa habilidade "brincam" com suas presas em seus anos de crescimento, mas não conseguem fazer uma matança limpa. Algumas outras razões para "jogar" são explicadas abaixo. Uma mãe gata treina pessoalmente seus filhotes, então um gato mais velho que traz presas vivas para casa mostra habilidades de caça abaixo da média.
No entanto, aprender apenas melhora a parte normal dos instintos do gatinho. Experimentos mostram que, mesmo quando os gatinhos não são estimulados ou brincados nas primeiras semanas após o nascimento, eles são bons caçadores quando adultos, o que significa que os gatos têm alguma habilidade de caça instintiva e possivelmente codificada geneticamente. Em geral, eles ainda estão aprendendo suas habilidades de caça à medida que crescem, seja perseguindo os transeuntes, atacando suas pernas ou pegando um brinquedo vivo ou um rato dentro ou fora de casa.
Infelizmente, é um equívoco pensar que os gatos caçam ativamente quando estão com fome. A maioria dos fazendeiros descobriu que os gatos que estão cheios são ainda melhores no combate às pragas. Gatos adoram caçar.
Citações: Karina Popa

Nenhum comentário:
Postar um comentário