Seu cão morde? Como proteger seu cão e você de responsabilidade

"Seu cão morde? Como proteger seu cão e você   de responsabilidade



"Seu cão morde? Como proteger seu cão e você de responsabilidade


"O cão, o dono ou a vítima podem ser culpados. No entanto, o proprietário sempre paga. O dono do cão torna-se responsável pelo pagamento de contas médicas, tempo perdido no trabalho, bem como dor e sofrimento. Um cachorro que é abandonado em um abrigo ou descartado sofre mais.


Os donos de cães devem assumir mais do que sua parcela de responsabilidade em proteger as pessoas e outros animais de seus cães, e também devem assumir a responsabilidade de proteger seus cães de pessoas. As crianças correm até o cachorro, que rosna de alegria e assusta o cachorro. Um cachorro em sua excitação para cumprimentar alguém pode pular e arranhá-lo. Um transeunte pode se aproximar do cachorro agressivamente ou provocá-lo. As crianças da vizinhança podem soltar os cachorros apenas por diversão.


Não há garantia de que seu cão nunca morderá alguém. Mas você pode reduzir significativamente o risco:


o Esterilize ou castre seu cão. Este procedimento importante e rotineiro reduzirá o desejo de seu cão de vagar e brigar com outros cães, facilitando o confinamento seguro. Cães esterilizados ou castrados são muito menos propensos a morder.


o Socialize seu cão. Apresente seu cão a muitos tipos diferentes de pessoas e situações para que ele não fique nervoso ou com medo em condições sociais normais.


o Treine seu cão. Acompanhar o seu cão a uma aula de adestramento é uma excelente forma de o socializar e aprender as técnicas de adestramento adequadas. Treinar seu cão é um assunto de família. Cada membro de sua família deve aprender técnicas de treinamento e participar da criação de seu cão. Nunca mande seu cachorro embora para ser treinado; só você pode ensinar seu cachorro a se comportar em casa. Observe que os cursos de treinamento são um ótimo investimento, mesmo para adestradores de cães experientes.


o Tenha cuidado com o seu cão perto de crianças. Brincadeiras indisciplinadas podem assustar seu cão e ele pode reagir mordendo ou mordendo. As crianças da vizinhança podem se sentir atraídas pelo seu cachorro, portanto, certifique-se de ter um cadeado para crianças no portão e que as mãozinhas não possam pular a cerca.


o Ensine o comportamento apropriado ao seu cão. Nunca ensine seu cachorro a perseguir ou atacar os outros, mesmo que seja por diversão. Seu cão pode nem sempre entender a diferença entre um jogo e uma situação da vida real. Defina limites apropriados para o comportamento do seu cão.


Não espere por um acidente.


Na primeira vez que ele exibir um comportamento perigoso em relação a alguém, procure ajuda profissional de seu veterinário, especialista em comportamento animal ou treinador de cães qualificado. O comportamento perigoso em relação a outros animais pode eventualmente levar a um comportamento perigoso em relação às pessoas e também é um motivo para procurar ajuda profissional.


o Seja um dono de cão responsável. Conceda ao seu cão uma licença conforme exigido por lei e forneça cuidados veterinários regulares, incluindo vacinas antirrábicas. Para a segurança de todos, não deixe seu cão vagar sozinho. Faça do seu cão um membro da sua família. Cães que passam muito tempo sozinhos no quintal ou acorrentados geralmente se tornam perigosos. Cães que são bem socializados e supervisionados são muito menos propensos a morder.


o Fique do lado seguro. Se você não sabe como seu cão reagirá a uma nova situação, tome cuidado. Se o seu cachorro entrar em pânico no meio da multidão, deixe-o em casa. Se o seu cão reagir de forma exagerada aos visitantes ou ao pessoal de entrega ou serviço, deixe-o em outra sala. Trabalhe com profissionais para ajudar seu cão a se acostumar com essas e outras situações. Evite ambientes estressantes até estar confiante em seu comportamento.


Eu pensei que você disse que seu cachorro não morde? "Esse não é meu cachorro" ... diz Peter Sellers.


Sério, se seu cachorro morder alguém, aja com responsabilidade; siga estas etapas para mitigar os danos:


o Imobilize seu cão imediatamente e verifique a vítima. Procure atendimento médico se necessário.


o Forneça à vítima informações importantes, como a data da última vacinação antirrábica do seu cão.


o Você deve cooperar totalmente com o oficial de controle de animais responsável pela obtenção de informações sobre seu cão. Se o seu cão precisar ficar em quarentena por um tempo, pergunte se ele pode ficar confinado em sua casa ou em um hospital veterinário. Siga rigorosamente os requisitos de quarentena para o seu cão.


o Procure ajuda profissional para evitar que seu cão volte a morder. Consulte o seu veterinário, que pode encaminhá-lo para um especialista em comportamento animal ou treinador de cães. Uma agência comunitária de controle de animais ou sociedade humanitária também pode oferecer serviços úteis.


o Se o comportamento perigoso do seu cão não puder ser controlado e você tiver que tomar a dolorosa decisão de deixá-lo, não o entregue a outra pessoa sem avaliar cuidadosamente a capacidade dessa pessoa de proteger seu cão e impedi-lo de morder. Como você sabe que seu cão é perigoso, você pode ser responsabilizado por qualquer dano que ele cause, mesmo que seja dado a outra pessoa.


o Nunca dê o seu cão a alguém que queira um cão perigoso. Cães "maus" são muitas vezes forçados a viver vidas miseráveis ​​e isoladas e são ainda mais propensos a atacar alguém no futuro. Se você deve entregar seu cão devido a comportamento perigoso, discuta suas opções com seu veterinário e sua agência local de controle e cuidado de animais ou sociedade humanitária. Esteja seguro, seja responsável e, o mais importante, ensine seu cão a ser um bom cidadão canino.


Seu cachorro vive para te fazer feliz. Se ele entender o que você precisa dele, você ficará orgulhoso dele.



   Citações: Amanda St John

Nenhum comentário:

Postar um comentário