Gatinhos doentes - o que significa quando um gato está resfriado e gripado


"Gatinhos doentes - o que significa quando um gato está resfriado e gripado





"Gatinhos doentes - o que significa quando um gato está resfriado e gripado


Quando as pessoas estão com o nariz escorrendo, pegamos uma caixa de lenços e esperamos que o restante dos sintomas apareça - geralmente um resfriado ou alergias. Mas o que significa quando seu gato está resfriado ou gripado? E como você pode ajudá-los?

publicidade


Secreção nasal


Um corrimento nasal é propriamente chamado de corrimento nasal, e a descarga vem da garganta através das duas principais passagens de ar que terminam nas narinas. Dentro dessas passagens existem ossos muito finos chamados cornetos e são revestidos com tecido rosa chamado mucosa. Esse tecido é muito semelhante ao tecido dentro da boca e, à medida que o ar passa pelos cornetos, ele é aquecido antes de ser enviado para os pulmões. A cavidade nasal é separada da boca por uma área chamada céu da boca, também conhecida como palato duro.


A causa do corrimento nasal geralmente está relacionada aos órgãos respiratórios superiores, como seios nasais, cavidades nasais ou área pós-nasal. Se o gato tem um distúrbio de deglutição ou uma doença do trato digestivo, as secreções também podem ir para a região pós-nasal. A secreção ocular pode ser causada por danos aos nervos no ouvido médio.


A secreção nasal produzida pode ser aquosa ou espessa e semelhante a muco e pode até conter pus ou sangue, o que é um sintoma de alguma doença sanguínea. Pode ocorrer quando uma infecção ou agente inflamatório entra e irrita as passagens nasais. Também pode acontecer quando um objeto estranho entra no nariz, enquanto a doença do ouvido médio pode reduzir as secreções normais e causar muito mais produção de muco.


Sintomas associados


Isso significa que é normal um gato espirrar e ficar resfriado, assim como nós humanos. É apenas um sinal de problema quando há muita coisa ou excesso acontecendo. É neste ponto que você deve estar ciente de outros sintomas que indicam um problema. Os sintomas podem incluir:

publicidade


• Inflamação do olho


• Fluxo de ar nasal reduzido


• Secreções ou secreção seca da boca ou membros anteriores onde esfregaram o rosto


• Inchaço da face ou palato duro, geralmente causado por um tumor ou abscesso


• Dentes doentes


Causas e diagnóstico


Existem várias condições que causam coriza como efeito colateral. Estes incluem infecções bacterianas ou virais e uma condição que enfraquece o sistema imunológico, como diabetes. A pneumonia é óbvia, assim como o vômito crônico (persistente), e uma infecção no ouvido ou doença dentária também pode ser a causa. Mesmo o uso constante de certas drogas, especialmente esteroides, pode causar doenças, assim como alguns tipos de câncer.


Um veterinário pode usar uma variedade de ferramentas para diagnosticar o problema, desde o exame do gato com uma ferramenta especial chamada rinoscopia e um exame dentário até a cultura para verificar se há bactérias e uma biópsia nasal. Se ocorrer tosse, a broncoscopia pode ser necessária, enquanto os testes de sangue e pressão arterial também são feitos normalmente.

publicidade


Em última análise, o tratamento depende da causa do problema, por isso pode variar. Isso pode ser tratado com medicamentos para matar a infecção, como antibióticos ou antifúngicos, enquanto o tratamento dentário pode ser necessário se os dentes forem a causa. A cirurgia pode ser necessária se um tumor ou câncer estiver presente.




Citações : Angela Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário