Problemas de saúde comuns no gato idoso


"Problemas de saúde comuns no gato idoso




"Problemas de saúde comuns no gato idoso


Assim como nós, humanos, os gatos podem apresentar problemas de saúde à medida que envelhecem, bem como sintomas que associamos à velhice. É importante que o dono tenha uma ideia do que pode ser e o que pode ser feito para que o gato tenha o melhor da vida pelo maior tempo possível.


anos de gato


Existem opiniões diferentes sobre os anos e a idade dos gatos, mas a maioria dos especialistas concorda que, quando um gato atinge a idade de dez anos, é considerado velho. Os anos cobram seu preço, assim como o corpo humano, e as mudanças ocorrem.


Em geral, os gatos mais velhos tendem a dormir mais e a ser menos ativos do que nos anos anteriores. Isso pode levar à diminuição do tônus ​​muscular, tornando mais difícil correr, escalar e pular. Na verdade, alguns gatos mais velhos só pulam quando necessário, como para chegar ao seu local de dormir favorito.


problemas comuns


uma série de problemas que podem começar a afetar os gatos à medida que envelhecem. Seu olfato, paladar, visão e audição podem falhar um pouco, enquanto a temperatura do corpo pode cair, tornando-os mais sensíveis a condições climáticas extremas. 


Seu metabolismo pode desacelerar, assim como seu apetite, o que pode levar à perda de peso e redução da função intestinal, com constipação e incontinência como um problema secundário. Eles também podem ter problemas com o sistema digestivo, bem como ossos e garras enfraquecidos.


Problemas de saúde


Problemas cardíacos são um dos problemas mais comuns à medida que os gatos envelhecem. À medida que o coração envelhece, ele para de bombear o sangue com eficiência e um sopro no coração é o primeiro sinal disso. A condição mais comum é chamada de cardiomiopatia hipertrófica, que faz com que o músculo cardíaco engrosse e endureça.


À medida que o corpo envelhece, o fígado não funciona com a mesma eficiência de antes e não remove as toxinas do sangue do gato. O beco sem saída também está nas enzimas que o fígado produz. O fígado gorduroso é a condição mais comum em gatos idosos, também conhecida como lipidose hepática.


A doença renal ou renal também é mais comum em gatos mais velhos. Quando o coração não bombeia a quantidade certa de sangue para os rins, pode levar a doenças, bem como à insuficiência dos próprios rins. O primeiro sinal de um problema desta natureza pode ser um aumento na ingestão de água e micção.


A falta de elasticidade pulmonar é outro sinal de idade e é uma das principais razões pelas quais os gatos mais velhos se cansam mais rapidamente. Isso também significa que eles são mais propensos a contrair infecções respiratórias e, se tiverem asma, esse risco aumenta significativamente.


Embora os problemas dentários sejam menos graves, eles podem levar a uma série de outros problemas, como a perda de peso por falta de alimentação. Dentes e gengivas ruins causados ​​pela idade também podem causar perda de dentes, úlceras na boca e doença periodontal.

publicidade


Conclusão


Muitas vezes, há pouco que podemos fazer para evitar que essas condições se desenvolvam em nossos gatos, mas ao procurar cuidados veterinários regulares, elas podem ser detectadas e monitoradas. Com a medicação e dieta corretas, os gatos com muitas dessas condições ainda podem viver uma vida plena e feliz.



  Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário