"Como ter um gato bem comportado
"Como ter um gato bem comportado
Muitas pessoas escrevem sobre como treinar um filhote e ensinar um cachorro a responder adequadamente, mas poucas pessoas percebem que é possível treinar um gato. Até mesmo aprender algumas maneiras básicas melhorará sua vida com eles e os ajudará a lidar com suas expectativas. A chave para treinar um gato é primeiro entendê-lo.
Socialização
Tal como acontece com os gatinhos, há um importante período de desenvolvimento social para os gatinhos, geralmente entre três e sete semanas de idade. É quando eles aprendem a se socializar com outros gatos e pessoas, e as experiências positivas ou negativas durante esse período podem ter um efeito duradouro sobre eles. Infelizmente, a menos que você mesmo esteja criando um gato ou ele seja de um criador, é provável que ele passe dessa fase antes que você o conheça.
Alguns estudos com animais de estimação mostraram que apenas cinco minutos por dia de manipulação humana quando os gatinhos têm três a cinco semanas de idade ajudam a produzir gatos amigáveis e bem-comportados. Isso é ainda mais importante para gatos selvagens se eles forem mantidos como animais de estimação quando forem mais velhos.
Os gatinhos que não recebem tratamento podem desenvolver personalidades antissociais. Isso significa que, quando são mais velhos, não gostam de ser pegos ou segurados. Eles passarão tempo com seus donos, mas em seus próprios termos e pode ser limitado. Eles podem sentar no seu colo, mas por curtos períodos de tempo e podem morder ou rosnar para chamar a atenção. Isso não significa que eles não serão bons animais de estimação, mas provavelmente serão mais reservados e cautelosos.
supervisão dos pais
Outro fator importante no comportamento de um gatinho são seus pais. Se você deseja comprar um gato com pedigree, conheça os dois pais, pois isso lhe dará uma ideia de como serão os gatinhos. Se forem amigáveis e sociais, é provável que os gatinhos sigam o exemplo, mas se os pais forem cautelosos e tímidos, os gatinhos geralmente serão os mesmos.
Mesmo em gatos selvagens, padrões podem ser notados. Se forem criados por mães selvagens, é mais provável que fiquem nervosos e cautelosos, mesmo que sejam colocados em uma família em uma idade relativamente jovem.
Por outro lado, estudos mostram que gatos amigáveis tendem a criar gatinhos amigáveis. A personalidade da mãe é um dos maiores fatores porque o pai nada mais faz do que contribuir com sua genética para o negócio.
Comportamento de aprendizagem
Depois de entender o tipo de personalidade do seu gato, você estará mais bem equipado para tentar ensinar os comportamentos que deseja que ele tenha. Por exemplo, se você costuma ter pessoas por perto, deseja que seu gato se adapte a estranhos e não enlouqueça com eles.
Uma boa maneira de ajudar a incutir isso neles é apresentá-los a diferentes pessoas de maneira segura e descontraída desde cedo. Supervisione o tempo gasto com as crianças para garantir que ninguém seja muito rude com o gatinho, pois isso pode causar medo nas crianças e também pode levá-las a morder e arranhar.
Conhecer outros animais em tenra idade também pode ser importante, especialmente se outro animal for planejado mais tarde. Faça amizade com outros gatinhos e gatos ou cães que gostam de gatos para mostrar ao seu gatinho que essas coisas são boas. Ensine o gatinho a viajar na caixa de transporte.
Enquanto o gato é um gatinho é o melhor momento para aprender a usar um arnês e levá-lo para fora. Deixe-os brincar com a coleira antes de colocá-los gradualmente por alguns dias, depois trabalhe com eles na coleira.
Ensiná-los a vir até você com uma guloseima é uma boa maneira inicial de se relacionar com eles. Quando você brincar com eles, chame-os pelo nome e use-os para ligar para você. Quando eles responderem, dê-lhes uma pequena guloseima como recompensa e uma guloseima.
publicidade
Conclusão
Os gatos aprendem de forma diferente dos cães porque não são motivados apenas por elogios. Uma guloseima é um bom suborno para que um gato faça o que você quer, e eles geralmente são muito espertos, então aprenderão rapidamente o que fazer para conseguir a guloseima.
Nunca grite ou bata no gato, pois isso criará emoções negativas em relação a você e destruirá qualquer chance de treinar o gato.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário