Mioterapia canina, doenças caninas comuns e benefícios da musculatura canina


"Mioterapia canina, doenças caninas comuns e   benefícios da musculatura canina




"Mioterapia canina, doenças caninas comuns e benefícios da musculatura canina



É um fato conhecido que a maioria dos cães assume a personalidade de seus donos. Assim como nossos cães aprendem com nossa linguagem corporal e ações, também podemos aprender com os deles. Você já notou como seu cachorro parece saber quando você está doente?

publicidade

À medida que nossos cães envelhecem, certas doenças, problemas de saúde e doenças caninas podem se manifestar. Uma mudança na marcha, atividade, energia ou apetite são sinais de possíveis problemas de saúde subjacentes. Você deve ter notado que ultimamente ela parece rígida, tem mais problemas com escadas ou demora mais para sair da cama.


Embora os problemas ortopédicos sejam frequentemente a causa de tais sintomas, a disfunção muscular também pode ser a causa. Em qualquer caso, a mioterapia pode ser útil na prevenção e no controle da dor associada a várias doenças caninas e outros problemas de saúde.


Inicialmente, um fisioterapeuta certificado aplicará uma pressão suave ao longo das bordas dos músculos do seu cão, encontrando e liberando pontos-gatilho, ou "nós", como também são conhecidos. Esses nós podem ser muito dolorosos para o seu cão, limitando a amplitude de movimento dos músculos e fazendo com que eles ajustem a marcha ou a posição do corpo para compensar a dor. Se as compensações posicionais do seu cão não forem tratadas, elas podem levar a outros problemas dolorosos.


Ao liberar esses pontos-gatilho e alongar cada grupo muscular em toda a sua amplitude de movimento, o terapeuta estimula as endorfinas e melhora o fluxo sanguíneo para a área. Enquanto as endorfinas agem como um analgésico natural, o aumento do fluxo sanguíneo ajuda a eliminar o ácido lático dos músculos. O resultado final é um cão com menos dor e mais flexibilidade e, claro, um cão muito mais feliz.


A mioterapia canina é freqüentemente usada para problemas como andar ruim, rigidez, claudicação, letargia, costas tortas, pouca flexibilidade, claudicação, artrite, jarrete de vaca, rigidez de Lyme e muitas outras condições caninas semelhantes.


O número de sessões e duração do tratamento varia para cada cão e depende da gravidade da condição. Seu mioterapeuta fará uma análise durante sua primeira visita. Uma vez iniciado o tratamento, você pode notar uma maior necessidade de água, aumento do sono e aumento do alongamento. Essas reações devem diminuir em breve e são o resultado da recuperação e cura do corpo do seu cão.


Você provavelmente será enviado para casa com um programa de exercícios para realizar em intervalos regulares. Isso garante que o nível de saúde muscular alcançado pela mioterapia canina seja mantido.

publicidade

Se o seu cão apresentar sinais de disfunção muscular ou outros problemas de saúde, considere consultar um mioterapeuta canino. Você será recompensado com um companheiro mais enérgico, responsivo e ágil.




   Citações:  Jeff Zitzkat

Nenhum comentário:

Postar um comentário