Adeus bafo de cachorro

 

"Adeus bafo de cachorro




"Adeus bafo de cachorro


De acordo com a American Veterinary Dental Society (AVDS), oitenta por cento dos cães e setenta por cento dos gatos têm doença periodontal aos três anos de idade! Estatísticas alarmantes? Sim, e sabe-se que um atendimento odontológico adequado pode acrescentar de dois a cinco anos à sua vida.

publicidade

O atendimento odontológico para cães e gatos tornou-se bastante comum nos últimos seis anos. O AVDS até selecionou fevereiro como o Mês Nacional da Saúde Dentária para Animais de Estimação. Assim como os humanos, os dentes e gengivas dos cães são propensos aos mesmos problemas de saúde bucal - gengivite e doença periodontal.


Ao contrário dos humanos, os animais raramente têm cáries. As cáries são causadas principalmente pelo alto teor de açúcar na dieta humana. A doença periodontal afeta humanos e mamíferos. A doença periodontal é causada por bactérias e placas que aderem aos tecidos moles das gengivas na boca. O primeiro estágio da doença periodontal é a gengivite. 


Isso é muito comum. Nesta fase, as bactérias se misturaram com a saliva e formaram a placa. A placa adere aos dentes e endurece, formando tártaro e cálculo. Esses depósitos de tártaro irritam o tecido da gengiva e causam inflamação, inchaço e infecção. É nesta fase que a gengivite é mais perceptível.


Os primeiros sinais de alerta de gengivite são tecido gengival sensível, gengivas vermelhas ou sangrando, dificuldade para comer/mastigar e mau hálito. Sim, o temido "bafo de cachorro"! A respiração pode captar um odor sulfuroso (ovos podres) dos subprodutos das bactérias na boca. Este é frequentemente o primeiro sinal de gengivite e problemas dentários graves.


Se detectada nesta fase, a gengivite é tratável. Um exame dentário completo e limpeza provavelmente serão necessários. Muitos cães provavelmente precisarão de anestesia. (Também tem seu próprio conjunto de efeitos colaterais e perigos.) Se não for tratada, a gengivite se transformará em doença periodontal. A doença periodontal não tem cura. 


Nesta fase, ocorre perda óssea irreversível e danos aos dentes. As raízes também ficam enfraquecidas e o animal pode ficar com dentes soltos e dentes que simplesmente caem. Os animais também podem começar a perder peso. Isso pode levar a outros problemas associados à ingestão insuficiente de nutrientes. O tratamento dentário será necessário e pode levar à extração do dente. Novamente, isso terá que ser feito sob anestesia.


Bactérias e infecções na boca também podem se espalhar pela corrente sanguínea e causar doenças cardíacas, renais ou hepáticas. Essas doenças podem causar danos graves aos órgãos e levar à morte prematura.


A doença periodontal é evitável. Assim como as pessoas, os cães precisam de cuidados dentários regulares. O primeiro passo é fazer com que seu animal de estimação seja verificado quanto a problemas existentes. 


Se necessário, seu veterinário pode realizar uma limpeza dental. Em seguida, desenvolva um programa de atendimento odontológico domiciliar que inclua uma dieta adequada e uma mistura de alimentos secos e úmidos. Dieta por si só não pode prevenir problemas dentários.


A maioria das fontes recomenda escovar com pasta de dentes para animais de estimação em um pano ou uma pequena escova de dentes. Este é o programa ideal. Se você optar por fazer isso, escolha um creme dental pet-friendly, evite produtos com flúor e cremes dentais com açúcar como um dos ingredientes principais. 


Limpar ou mesmo enxugar os dentes com gaze será aprendizado e treinamento. Para cães, estima-se que o processo leve de 8 a 16 semanas até que o animal fique satisfeito com a experiência. Comece devagar e construa a cada dia.


Uma opção mais prática para muitos donos de animais pode ser uma solução de higiene bucal. Existem agora soluções de higiene oral para animais de estimação no mercado que podem ser adicionadas à água potável para animais de estimação. 


Eles são muito mais fáceis e convenientes de usar e são formulados para animais. A adesão do proprietário a esses programas é muito maior do que a limpeza diária. Quando o animal bebe, a solução repele e retarda a placa e remove bactérias e subprodutos bacterianos. São incolores e inodoros.

publicidade

Outro "truque" útil é experimentar uma das guloseimas saudáveis ​​do mercado. Eles ajudam a remover o tártaro que se forma. Certifique-se de verificar os ingredientes no rótulo - algumas guloseimas são realmente "truques" porque contêm açúcares, corantes e outras substâncias questionáveis.


Uma vez que o programa doméstico esteja em vigor, não deixe de visitar seu veterinário regularmente.





  Citações:  Marian Brown

Nenhum comentário:

Postar um comentário