"Gatos batem em cachorros - pelo menos em termos evolutivos
"Gatos batem em cachorros - pelo menos em termos evolutivos
De acordo com um novo estudo, os gatos são melhores que os cachorros, pelo menos do ponto de vista evolutivo. O estudo usou mais de 2.000 fósseis para mostrar que a família dos felinos - os felinos - historicamente teve uma taxa de sobrevivência melhor do que o clã canino ou caninos, e muitas vezes às custas destes últimos.
Concorrência
Segundo a pesquisa, os gatos contribuíram para a extinção de cerca de 40 espécies diferentes de cães porque os superaram na competição por suprimentos de comida quando eles se tornaram mais escassos. A pesquisa também mostra que os gatos geralmente são caçadores mais eficazes do que os cães e que não há evidências de que os cães ajudem a exterminar uma espécie de gato.
A família dos cães, incluindo os lobos dos quais descendem os cães domésticos de hoje, apareceu na América do Norte há cerca de 40 milhões de anos e atingiu sua diversidade máxima cerca de 20 milhões de anos depois. Neste ponto, havia mais de 30 espécies diferentes, mas a situação iria piorar para eles, pois os gatos chegaram da Ásia nesta fase.
O principal autor, Daniele Silvestro, da Universidade de Lausanne, na Suíça, disse que a chegada dos gatos norte-americanos teve um efeito letal nos cães. Normalmente, uma das principais razões para tais mudanças são elementos como as mudanças climáticas. Mas no caso do cão, a competição entre espécies carnívoras foi mais influente do que qualquer outro fator.
Diminuir
Esse influxo de grandes felinos levou a um período de declínio dramático dos cães e, eventualmente, apenas nove espécies de cães selvagens permaneceram, consistindo em vários lobos e raposas. Detalhes do relatório foram publicados na revista PNAS, e análises de fósseis foram usadas para chegar às suas conclusões.
Silvestro disse que não está claro por que os gatos conseguiram se livrar dos cachorros quando os tempos eram difíceis e a comida era escassa. Uma possível razão poderia ser suas garras retráteis, que os cães nunca tiveram.
Há milhões de anos, os cães eram máquinas de matar eficientes que perseguiam e devoravam suas presas em alta velocidade. Todas as espécies de cães sobreviventes se enquadram nessa categoria, muitas vezes chamadas de espécies "corredoras".
Outros cães eram especialistas em emboscadas, perseguindo suas presas de maneira semelhante aos gatos. No entanto, eles não eram tão bons quanto os gatos e isso levou à extinção dessas espécies. Isso porque os gatos tinham garras retráteis que não se desgastavam com o uso. Mas os cães não conseguem retrair suas garras, o que os entorpece e os coloca em desvantagem.
Sucesso
O sucesso evolutivo de qualquer carnívoro está fortemente ligado à sua capacidade de obter alimentos, especialmente quando há competição considerável e os recursos são limitados. Isso leva os cientistas a concluir que, nessa época, os gatos eram definitivamente melhores que os cachorros - melhores carnívoros de qualquer maneira.
publicidade
Assim, enquanto a questão de qual animal de estimação é 'melhor' que o outro na vida moderna permanece sem resposta, pelo menos os gatos podem olhar para trás em seus ancestrais com um sentimento de orgulho.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário