Como cuidar de gatinhos sem mãe

 

"Como cuidar de gatinhos sem mãe




"Como cuidar de gatinhos sem mãe


Existem várias razões pelas quais uma mãe gata pode abandonar seus filhotes, e a maioria delas está além de seu controle. Um dos motivos mais comuns é que ela não consegue produzir leite, conhecida como agalactia, ou que tem problemas de comportamento que a impedem de cuidar adequadamente deles. Há também a triste ocasião em que a mãe não sobrevive ao nascimento dos gatinhos. Isso significa que os donos podem enfrentar qualquer coisa, desde um gatinho recém-nascido até um filhote de algumas semanas que precisa de uma mãe substituta.

publicidade

cuide do gatinho


O primeiro passo é entender o que você precisa fazer para cuidar de um gatinho órfão de mãe, pois envolve mais do que apenas alimentá-lo. Você também precisará cuidar do seu banheiro e criar o ambiente certo para o seu crescimento mental. Criar uma ninhada de gatinhos às vezes pode ser mais fácil do que criar um único gatinho, pois ajudará nos problemas de socialização, mas também exigirá mais trabalho.


Nutrição


Se possível, os gatinhos devem mamar na mãe durante as primeiras 12 horas de vida para ingerir algo chamado colostro. Isso lhes dá os anticorpos de que precisam para proteger seus corpos. Se não houver chance de a mãe alimentar os gatinhos, será necessário um alimentador de mamadeira ou tubo. 

publicidade

As mamadeiras são o melhor método, pois a alimentação por sonda é um trabalho mais especializado. Existem fórmulas infantis disponíveis comercialmente que são nutricionalmente balanceadas para fornecer tudo o que um gatinho precisa, e também existem receitas para fazer uma versão caseira se você não conseguir obter um produto comercial.


Uma dessas receitas de emergência seria ter 3 onças de leite condensado, 3 onças de água, 4 onças de iogurte natural (não com baixo teor de gordura) e 3 gemas grandes. Nunca os alimente com claras de ovo cruas, pois contêm bactérias nocivas. 


Esteja você usando seu próprio produto ou um comercial, faça apenas o suficiente para cada pastilha para impedir o crescimento de bactérias. Aqueça em uma panela a 98-100 F e mexa para evitar irregularidades de temperatura.


Durante as primeiras 24-48 horas, os gatinhos precisam de cerca de 1 ml de leite por casa e esta quantidade aumenta 0,5 ml por refeição todos os dias até atingirem 10 ml. Em média, serão necessárias de 9 a 12 refeições por dia. Na segunda semana deve ser de 5 a 7 ml por refeição, e na terceira semana pode-se introduzir mingau de gatinho, assim como mamadeira. Na quarta semana deve haver apenas 4-6 mamadeiras por dia entre o mingau e eles devem começar a comer alimentos sólidos com 7 semanas de idade.


higiene e temperatura


Gatinhos recém-nascidos não urinam ou defecam sem estimulação da mãe, mas isso é facilmente reproduzido. Simplesmente molhe uma bola de algodão com água morna e esfregue a área genital ou anal, imitando a mãe que limpa a área para soltar o gatinho. Isso deve ser feito após cada refeição e observar sinais de problemas. As fezes geralmente são marrom-escuras e parcialmente formadas.


Os gatinhos precisam de ajuda para se aquecer, o que normalmente vem de suas mães. Uma incubadora, almofada de água quente, almofadas de aquecimento elétrico ou almofada aquecida farão o trabalho e os ajudarão a manter a temperatura corporal correta. 


Mantenha um termômetro por perto para garantir que não fiquem muito quentes, porque isso é igualmente perigoso. Na primeira semana, a temperatura do ar deve ser de 85 a 90 graus e a umidade de 55 a 65%. Isso pode cair para 75 graus nas próximas três semanas.

publicidade

Conclusão


Fique em contato próximo com seu veterinário durante este processo e consulte-o se achar que há algum problema. A prevenção de doenças é uma grande preocupação neste momento, e você também precisará trabalhar para socializá-los, quer tenha um gatinho ou uma ninhada.




   Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário