"Psicologia Felina - Meu gato tem medo?
"Psicologia Felina - Meu gato tem medo?
Medo e raiva em gatos têm alguns elementos em comum, e ambos vêm do mesmo conjunto de instintos – aqueles que os dizem para lutar, fugir ou congelar. Esses instintos são usados pela maioria dos animais para avaliar a situação e sua resposta a ela. Mas quais são os outros sinais de que um gato está com medo e o que pode ser feito para acalmá-lo?
um sinal de medo
Um gato assustado geralmente mostra sinais de raiva porque é melhor do que mostrar medo. Eles vão sibilar, cuspir e rosnar para a causa de seu medo à medida que crescem e ficam mais assustadores por terem o pelo nas pontas chamado de piloereção. Se a causa do medo chegar até eles, eles vão arranhar, dedilhar ou morder um objeto para tentar fazer com que eles o deixem em paz, e isso pode ser desconfortável se o objeto em questão for sua mão.
É mais provável que um gato assustado se esconda, geralmente atrás do sofá, debaixo da cama ou em outro local escuro e protegido. É aqui que eles se sentem seguros e onde defendem sua posição contra um atacante. Alternativamente, se o gato for pego ao ar livre, é provável que congele, já que muitos predadores trabalham por movimento e não conseguem detectar presas perfeitamente estacionárias tão facilmente quanto presas em movimento.
Outro sinal de medo é a perda do controle da bexiga ou do intestino fora da caixa. Isso é especialmente comum em gatos mais jovens que têm menos controle sobre seu sistema de abastecimento de água e, pela mesma razão, em gatos mais velhos. Isso pode ser acompanhado pelo congelamento em um lugar, pois o medo causa uma reação e seu instinto lhe diz para ficar completamente imóvel.
causas do medo
Muitas coisas podem desencadear uma reação de medo em um gato, algumas parecem naturais e outras totalmente desproporcionais. Os gatos podem até sofrer de fobias que geralmente começam em tenra idade e têm experiências negativas que se transformam em fobia a partir desse estímulo.
Os gatos podem ter medo de outro animal, especialmente um que seja considerado um predador, como um cachorro. Eles também podem temer pessoas que não conhecem ou até mesmo uma pessoa específica que conhecem se tiverem uma associação negativa em sua mente.
As crianças geralmente assustam os gatos porque se movem rapidamente e fazem barulhos altos e aleatórios que os gatos não entendem. Barulhos altos também são assustadores, então, quando você deixa cair alguma coisa, o gato costuma fugir, mesmo que o objeto que cai não os toque. É por isso que os fogos de artifício são especialmente estressantes para os gatos, mesmo sem ver as luzes - a explosão os faz pular e eles não conseguem ver nada que os cause.
publicidade
Lidando com um gato assustado
A coisa mais importante a lembrar ao lidar com um gato assustado é que você não pode acalmá-lo, acalmá-lo ou forçá-lo a parar de ter medo. Se você abordá-los nesse estado, provavelmente sofrerá danos. Dê a eles seu espaço, tente manter as coisas relativamente calmas e pacíficas e deixe-os em seu esconderijo até que se acalmem.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário