O que seu gato tem a ver com leões?

O que seu gato tem a ver com leões?





"O que seu gato tem a ver com leões?


Os gatos adoram arranhar quase tudo.

"Todos os tipos de felinos, grandes ou pequenos, possuem garras retráteis, exceto o guepardo, que possui apenas garras semi-retráteis devido ao hábito de correr. Além de usar suas garras para caçar, também as usam para subir em árvores e ganhar tração; portanto, quando essas ferramentas são armazenadas quando não estão em uso, elas permanecem afiadas.


No entanto, quando os leões arranham um tronco de árvore, isso não apenas permite que eles alimentem suas garras, mas também marcam seu território usando as glândulas sudoríparas de suas patas, como mencionado anteriormente.


Os membros da família dos felinos cheiram com a boca aberta.

Os gatos têm um olfato extremamente forte graças aos vários milhões de receptores que revestem seus narizes minúsculos (ao contrário dos humanos, que têm apenas 5 milhões de receptores olfativos). Eles também estão entre os animais com órgão capaz de detectar outros cheiros. É o chamado órgão de Jacobson, que se localiza na base da cavidade nasal e está presente em gatos, cães, porcos, bovinos, cobras e lagartos.


Os órgãos de Jacobson fornecem aos gatos a capacidade de saborear e cheirar substâncias. Eles usam esse órgão para realizar um movimento chamado reação de Flehmen, para abrir a boca, torcer o nariz e parar de respirar. Um "rosto fedorento" é mais fácil de detectar em gatos maiores, embora os amantes de gatos possam vê-lo facilmente em seus animais de estimação.


Eles esfregam seus corpos contra superfícies.

Os gatos têm glândulas odoríferas em várias partes do corpo: nas patas dianteiras, na base da cauda, ​​nas laterais do rosto e na área ao redor da boca. Uma vez que um gato se esfrega contra uma superfície (assim como você), ele marca seu território com feromônios.


Quando os grandes felinos querem avisar outros animais de que podem entrar em seu território, eles batem com a cabeça nas coisas da área para deixar seu cheiro para trás.


Ele dorme a maior parte do tempo.


Alguns donos de gatos acham que seu animal de estimação dorme demais e, ao pesquisar na Internet, obtêm a resposta de que é natural que um gato durma muito tempo, de 12 a 16 horas por dia. Isso não significa que eles são preguiçosos. Como os gatos são predadores, eles precisam economizar energia para se engajar na caça de alta intensidade.


Nem todas as atividades de caça levam a uma comida saborosa, por isso é típico que os gatos passem por um ciclo de alimentação-descanso-caça. O mesmo vale para grandes felinos como tigres e leões. Eles podem dormir até 20 horas na sombra. Quando eles têm uma captura valiosa, eles não se movem até que seja completamente consumido.



Eles adoram catnip.


A planta Nepeta cataria, comumente conhecida como catnip, afeta os gatos domésticos da maneira mais profunda. Uma vez que o animal pega um raminho de catnip, ele vai lamber, cheirar e rolar muito (até pular e depois adormecer com mais).


Está em seus genes desfrutar da nepetalactona, o composto ativo da erva-dos-gatos. Embora 30% a 40% não tenham interesse nele, muitos de seus parentes mais velhos adoram. Leões e onças reagem fortemente ao catnip, mas, como acontece com os gatos domésticos, isso pode variar de indivíduo para indivíduo.


  

citações:Karina Popa

Nenhum comentário:

Postar um comentário