"Por que você deve vacinar seu gato
"Por que você deve vacinar seu gato
Até recentemente, gatos, como humanos e cães, estavam sujeitos a doenças e possível morte por doenças que agora são evitáveis. A vida de milhões de gatos tornou-se mais saudável e longa graças ao uso de vacinas que previnem ou atenuam os efeitos de vários patógenos.
publicidade
Mesmo que seu gato nunca saia de casa ou entre em contato com outro gato, você pode trazer vírus para sua casa sem saber em seus sapatos ou roupas. Proteger gatos internos e externos de doenças graves é um sinal de um dono de animal de estimação responsável e atencioso.
A melhor forma de garantir que o seu gatinho ou gato está bem protegido contra doenças evitáveis é estabelecer um calendário de vacinação regular com o seu veterinário. Lembre-se sempre de que os gatinhos serão muito mais suscetíveis a infecções, pois seus sistemas imunológicos ainda estão se desenvolvendo.
Os gatinhos amamentados obtêm alguns anticorpos através do leite materno. No entanto, esta proteção natural irá realmente interferir na vacinação, então os gatinhos precisarão de uma série de injeções para garantir proteção máxima.
Os veterinários geralmente começam a vacinar gatinhos com 6 a 8 semanas de idade. Para garantir que seu gatinho esteja bem protegido, ele receberá vacinas adicionais aproximadamente uma vez por mês até as 20 semanas de idade. A vacina antirrábica geralmente é adiada até que os anticorpos da mãe gata tenham diminuído.
Gatos adultos precisam de revacinação uma vez por ano para a maioria das doenças. Embora a maioria dessas vacinas possa ser administrada em casa, as vacinas antirrábicas sempre terão que ser administradas por um veterinário por lei.
As vacinas funcionam para prevenir doenças programando o sistema imunológico do gato para reconhecer o patógeno e destruí-lo. Quando seu gato é vacinado, vírus vivos, mortos ou danificados são inseridos no animal. Isso permite que o corpo se familiarize com o patógeno para que, se o seu gato for exposto a esse vírus específico, o corpo possa destruí-lo antes que ele tenha a chance de causar doenças.
Os vírus respiratórios podem causar não apenas espirros e coriza, mas também danos à córnea. Esses vírus tendem a se repetir e, com o tempo, podem danificar seriamente o olho, causando até cegueira. Além disso, esses vírus podem levar a problemas respiratórios crônicos. As pessoas não podem pegar esses vírus de seus gatos.
A raiva é merecidamente uma das doenças mais temidas do planeta. Esta doença essencialmente incurável e sempre fatal afeta o sistema nervoso central, resultando em convulsões, salivação intensa, cambaleio, agressividade ou medo incontrolável e cegueira. A raiva é transmitida por mordida, pode ser adquirida por uma pessoa de um gato não vacinado com a doença.
A panleucopenia é uma doença desagradável que mais afeta os gatinhos. Esta doença pode causar a morte e o vírus responsável ataca a medula óssea e o sistema gastrointestinal. Um gatinho ou gato letárgico com febre e diarreia pode muito bem ser infectado com este vírus. As pessoas não podem pegar esta doença de seus gatos.
A leucemia felina afeta principalmente gatos que saem de casa. No entanto, se você tiver vários gatos e permitir apenas um fora de casa, todos os gatos podem ser infectados com esta doença viral. Gatos com leucemia felina apresentarão perda de peso, febre, anemia e letargia. Infelizmente, muitos gatos com leucemia felina não sobrevivem.
O calcivírus felino é relativamente novo no cenário e geralmente ocorre em combinação com outros vírus respiratórios. O calcivírus causa úlceras na boca e na língua, além dos sintomas respiratórios habituais de espirros, tosse e secreção; também está associado à artrite. Esta doença às vezes se transforma em uma forma mais grave que pode afetar e causar danos a vários órgãos e sistemas do corpo do gato.
A vacinação contra a doença acima é considerada "proteção necessária" para o seu gato. Gatos não vacinados correm o risco de doenças crônicas ou morte por doenças facilmente evitáveis. Cuidar de um gato doente em um hospital veterinário é caro, e cuidar de um gato doente em casa é demorado e emocionalmente desgastante.
É verdade que podem ocorrer efeitos colaterais quando seu gato é vacinado. Felizmente, na maioria dos casos, o gato pode ter febre baixa ou ficar agitado por um ou dois dias. Às vezes, um nódulo se forma no local da injeção e, se não desaparecer em algumas semanas, seu veterinário deve examiná-lo.
publicidade
Também há uma chance muito pequena de uma reação alérgica grave à vacina, então seu veterinário pode pedir que você fique na clínica por alguns minutos para garantir que seu gato não tenha nenhuma reação.
As vacinas contra a raiva são a causa mais provável de problemas. É possível que um tumor mastóide se desenvolva no local da vacinação.
No entanto, a gravidade da raiva e a possibilidade de seu gato infectado transmitir o vírus para você e sua família devem superar qualquer preocupação que você possa ter sobre os efeitos colaterais da vacina.
Citações : Ron Ayalon

Nenhum comentário:
Postar um comentário