"O que fazer se seus gatos brigarem entre si
"O que fazer se seus gatos brigarem entre si
Muitas pessoas acreditam que ter mais de um gato é benéfico tanto para as pessoas quanto para os gatos da casa. Quando você está no trabalho, eles fazem companhia um ao outro, e essa companhia permite que os gatos respondam naturalmente um ao outro, em vez de simplesmente responder às pessoas. Mas também pode ter uma desvantagem - quando os gatos brigam entre si.
Às vezes, os gatos não se gostam e brigam desde o início. Outras vezes eles podem viver juntos em uma espécie de trégua e de repente a guerra é declarada. O tipo mais confuso é quando os gatos vivem em harmonia há algum tempo e de repente parecem se odiar. Então o que está acontecendo?
sinais de problemas
O instinto dos gatos é evitar brigas e usar sua linguagem corporal para indicar seu humor e sentimentos para outros gatos. É por isso que alguns gatos sibilam, cospem, rosnam e arqueiam as costas - todas as maneiras de dizer a outro gato para recuar e sair da sua frente. Às vezes, nós, humanos, perdemos esses sinais mais sutis de desaprovação, ou não percebemos que é um aviso de problemas no horizonte.
Perseguir uns aos outros em torno de elementos compartilhados, como a caixa de areia ou as tigelas de comida, pode ser outro sinal de problema. Se um gato intimidar outro e não deixá-lo fazer essas coisas, pode ser um problema, seja quando o gato intimidado revidar ou quando o agressor tiver coragem de lançar ataques físicos.
causa raiz
Para tentar trazer paz para sua casa, você deve primeiro descobrir qual é o problema. Se o comportamento for repentino e muito incomum para o gato, pode ser que o gato esteja sofrendo de algum tipo de problema de saúde.
Uma grande mudança de personalidade e comportamento deve sempre exigir uma visita ao veterinário. Pode ser algo tão simples quanto a artrite afetando suas articulações, deixando-as irritadas e assustadas. Ou pode ser algo mais sério que precisa de tratamento imediato.
Fatores externos também podem ter causado a mudança de comportamento. Um exemplo é um gato levado ao veterinário para um check-up de rotina e ao retornar é agredido pelo companheiro por ter um cheiro estranho. O outro gato pode até associar cheiros a algo desagradável e atacar por esse motivo.
Classificando o problema
Depois de ter uma ideia de qual é o problema, você pode começar a resolvê-lo. Um dos problemas mais comuns pode ser compartilhar as importantes tigelas e caixotes de comida, o que causa estresse. Dobrar o número pode aliviar o problema.
O mesmo pode ser verdade para brinquedos e postes de arranhar. Adicionar móveis para gatos que permitam que eles saiam do caminho uns dos outros, como árvores para gatos ou até prateleiras altas, também funciona.
Por fim, usando a si mesmo como mediador, você pode associar coisas positivas a estar próximo e não brigar. Alimente-os em tigelas separadas, mas na mesma sala ao mesmo tempo, então estar juntos significa ser alimentado.
publicidade
Certifique-se de que ambos recebam atenção para que ninguém se sinta excluído e tente fazer barulho com os dois juntos. Fique calmo quando eles se irritarem, mas nunca tente contê-los fisicamente, pois isso pode causar ferimentos.
Citações: Angela Tempest

Nenhum comentário:
Postar um comentário