Diarreia em gatinhos - O que fazer a um gatinho com diarreia


"Diarreia em gatinhos - O que fazer a um   gatinho com diarreia




"Diarreia em gatinhos - O que fazer a um gatinho com diarreia


Os gatinhos são relativamente propensos a diarreia, assim como nós humanos. Muitas vezes pode ser algo que eles comeram ou até mesmo as condições climáticas. Mas se o problema persistir e for acompanhado de outros sintomas, pode ser sinal de um problema maior. 


A doença é dividida em dois tipos - aguda e crônica. Aguda é quando a condição começa e para de repente, enquanto crônica é quando a condição não é tão grave, mas dura por um longo período de tempo.


Causas


Uma das principais causas de diarreia em gatinhos é a alimentação. Se você mudou a comida e eles desenvolveram essa condição, é provável que haja algo em sua nova comida que eles não conseguem digerir. As alergias e intolerâncias alimentares, assim como a superalimentação, assim como o gatinho comendo algo que não deveria, são as causas mais comuns do problema. 


Quando os gatos são jovens, eles têm estômagos sensíveis, alguns mais do que outros, então se a comida for mais forte do que eles estão acostumados, ou contiver algo que eles nunca experimentaram antes, pode causar um ataque de diarréia. 


Quando você pegar o gatinho, verifique que tipo de comida ele tem comido e, se quiser trocá-lo, faça-o gradualmente ao longo de vários dias e misture-o com o alimento anterior. Aumente continuamente a porcentagem de novos alimentos em relação aos antigos e isso reduz a probabilidade de uma reação adversa.


Infecções e parasitas são a segunda principal causa de diarréia. Qualquer infecção bacteriana, como a salmonela, causa o problema, assim como alguns vírus, como FIV, FeLV e panleucopenia. Parasitas como ancilostomídeos, lombrigas e tênias podem frequentemente ser transferidos da mãe para o gatinho, portanto, os gatinhos devem ser desparasitados a cada duas semanas a partir das duas semanas de idade. 


No momento em que atingem 12 semanas de idade, isso pode ser reduzido para 3-6 meses, dependendo da medicação utilizada. Outra causa pode ser a colite, uma inflamação do cólon que pode ser causada por uma infecção ou parasita, assim como a gastrite.


Diagnóstico e tratamento


Se a condição persistir por mais de 24 horas, é importante procurar atendimento veterinário. Eles farão algumas perguntas sobre o que o gatinho comeu e a saúde dos outros gatos da casa


O veterinário também pode precisar fazer alguns testes se a causa não for imediatamente óbvia, incluindo exame de fezes, exames de sangue, exame de urina e até raios-x para verificar se há bloqueios. Eles também precisam saber sobre condições secundárias, como desidratação, diarreia sanguinolenta, febre, perda de apetite, letargia, vômitos e sinais de dor.


A diarreia aguda geralmente não é tratada e simplesmente reter a comida pelo tempo recomendado pelo seu veterinário permite que o sistema se limpe e a condição com ele. Após um período de jejum, os alimentos serão introduzidos lentamente e com tendência a sabores suaves.

publicidade

Se o gatinho estiver desidratado, pode ser necessário um gotejamento intravenoso ou injeção de fluido. O tratamento para quaisquer infecções ou parasitas, como antibióticos ou medicamentos antiparasitários, também será instituído. Se houver uma obstrução, a cirurgia pode ser necessária para removê-la.




  Citações:  Angela  Tempeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário