A curiosidade dos gatos

 

"A curiosidade  dos gatos 




"A curiosidade  dos gatos 


É divertido observar os gatinhos explorando seu ambiente. Eles têm a capacidade de encontrar buracos e cantos que os proprietários não sabiam que existiam. Eles podem encontrar o fio, morder a corda e desatar os nós do pão que seguravam as cordas enroladas no que parece um instante. 


À medida que o gatinho cresce, essa curiosidade não desaparece. Ele pode parecer maduro, mas essa qualidade está sempre presente. Trazer coisas novas, mudar o ambiente, lavar os lençóis são convites para o seu gato satisfazer a sua curiosidade. É muito divertido quando você pode ver os gatos explorando.


A inspeção da casa do gato é simples, mas também desafiadora. Algumas evidências simples podem incluir a remoção de plantas vivas. As plantas parecem ser um ímã atraente para os gatos. Mesmo que sejam colocados no alto, os gatos não vão deixar passar essa curiosidade e vão dar um jeito de chegar lá. 


Com plantas artificiais, tome cuidado para que uma não sirva de caixa de areia e a outra não as atraia para mastigar folhas. Tenho três vasos de plantas artificiais em nossa casa. Eles são colocados no alto de uma prateleira e não há problema com eles.


Outro teste simples é colocar ou ocultar os cabos. Às vezes, agrupar cabos em torno de um sistema de entretenimento ou sistema de computador é um pesadelo organizacional; não só faz com que o quarto pareça mais limpo, mas também evita que aqueles gatos curiosos façam um ninho neles. Em nossa casa, uso velcro dupla face para manter os cabos e fios juntos. Velcro não parece ser tão atraente para meus gatos quanto laços de pão.


Outra área a verificar inclui os menores lugares onde os gatinhos e alguns gatos gostam de ficar sob sofás, mesas e cadeiras preguiçosas. Em nossa casa, colocamos uma placa 2x4 em volta do sofá, não apenas impediu que mais gatos ficassem embaixo do sofá, mas também levantou o sofá (muito mais fácil sair do sofá agora). 


Uma solução semelhante foi feita em nossas mesas finais, exceto que colocamos pequenas rodas nelas para que eu possa movê-las facilmente ao limpá-las. Quanto às cadeiras preguiçosas, foi um desafio. Principalmente era esbarrar na cadeira antes de sentar, mas também tínhamos que preencher o espaço entre o tecido e a própria cadeira com almofadas. Wolverine foi o principal culpado disso. 


Ela se escondeu entre o tecido e a cadeira. Encontramos pequenos travesseiros macios na Goodwill e os usamos para bloquear as entradas de todas as cinco cadeiras preguiçosas e do sofá. Mesmo depois de dois anos não podemos removê-los porque ele ainda estará rastejando sobre eles.


Alguns dos maiores problemas com a impermeabilização podem incluir: se a sala estiver bagunçada, o gato pode ficar preso na bagunça e se machucar. Essa desordem pode incluir o que está dentro dos armários. Por exemplo, o Zorro era o nosso gato tigre que abria os armários e se escondia neles, principalmente na cozinha. 


Então tivemos que mover os produtos de limpeza e a isca para baratas para um armário mais alto, onde ele não podia acessar. Por sorte, era o único armário que tinha uma porta que ele podia abrir, então fechaduras infantis não eram necessárias.


Outro teste envolve olhar para cima. Há acesso a prateleiras ou bordas para o gato pular? Essas áreas poderiam suportar o peso ou o momento do salto? Existem itens frágeis que precisarão ser movidos? Este é um bom momento para decidir se os itens devem ficar ou se podem ser jogados fora ou reciclados em outro local da casa. 


Eu tenho quatro prateleiras de teto médias feitas para meus globos de água musicais. Na verdade, eles são colocados atrás de um vidro para impedir que meus gatos intrometidos cheguem até eles. Os outros espaços para meus itens frágeis e menores estão alojados em pequenos compartimentos de prateleira que meu marido construiu especificamente para mantê-los fora.


O maior desafio em tornar sua casa à prova de gatos são os próprios gatos. Os gatos têm o dom de saber quando estão sendo observados. O gato não mostrará seu lugar "secreto" muito rapidamente. O monitoramento é fundamental se você tem um gato que gosta de mantê-lo alerta. 


Um exemplo disso foi há cerca de dois anos, quando meu marido e eu compramos um novo sistema de entretenimento. Este sistema de gabinete de cinco peças foi fornecido e instalado na sala da biblioteca.


 Os gatos imediatamente saíram da floresta e começaram a procurar. Eles apareceram em todas as prateleiras. Essas prateleiras têm mais de um metro e meio de altura. Eles ficariam maravilhados com eles enquanto eu observava. Após cerca de uma hora, eles são deixados. 


Fechei as portas do sistema e continuei meu dia. Não vi Snoopy naquela tarde, o que é normal considerando que ele dorme a maior parte do dia. Ela não apareceu na hora do jantar. Liguei e fui procurar. Após cerca de 15 minutos, ouvi uma luta vindo de trás do sistema. Joe moveu dois armários e lá estava. Cabeça baixa, corpo erguido e bem próximo das cordas. 


Rapidamente a derrubamos e ela saiu correndo para comer. Após cerca de duas horas, eu a vi olhando para o sistema de entretenimento novamente. Eu a observei da cozinha enquanto ela me mostrava seu "segredo". 


Ela pulou do sofá para a plataforma móvel e pulou em um dos armários contra a parede. Quando ela tentou caminhar até os outros gabinetes do sistema, ela caiu novamente. Joe mudou o armário e nós o mudamos. Joe foi até a garagem e colocou temporariamente um pedaço de madeira compensada até que um anexo permanente pudesse ser feito. 


Feito isso, Snoopy realmente não queria mais explorar. Mas não tiramos esse compensado por medo de que um dia tentem de novo.


Eu gosto de usar este exemplo. Por que? Porque tudo o que escrevi sobre a impermeabilização da casa a gente esqueceu de fazer nesse novo sistema. As prateleiras eram resistentes o suficiente e, de fato, os gatos se revezavam explorando o interior das prateleiras. 

publicidade

O que eu não pensei na época foi o topo do sistema. Principalmente porque eu não conseguia ver, então não estava pensando no que havia lá em cima. Snoopy me ensinou o contrário. Não importa se o resto da casa é à prova d'água, apenas um "erro" pode levar a resultados desastrosos.




  Citações : Angela Pellerin

Nenhum comentário:

Postar um comentário