"Bastante mortal para o seu gato: 8 plantas tóxicas
"Bastante mortal para o seu gato: 8 plantas tóxicas
Plantas de interior e belos jardins são o orgulho de muitos proprietários. Gastamos horas e muito dinheiro escolhendo a planta perfeita, cultivando o solo e ajudando-o a florescer. Foi demonstrado que as plantas de interior reduzem os poluentes internos e refrescam o ar. Flores cortadas de uma floricultura podem mostrar a alguém que você se importa e podem iluminar uma sala. Mas toda essa beleza pode ser mortal... se você tiver um gato.
Muitas plantas domésticas são tóxicas para cães e gatos. Alguns podem causar problemas digestivos leves, enquanto outros podem causar danos irreversíveis aos órgãos e morte. É importante que todos os donos de animais de estimação estejam cientes dessas plantas tóxicas e as evitem em suas casas. Os gatos correm especialmente o risco de envenenamento porque são criaturas muito curiosas e podem pular bastante alto para alcançar o sabor de quase qualquer planta.
8 plantas tóxicas comuns:
Lírio
Os lírios são lindos e muitas variedades fazem belos buquês e plantas de casa. Os lírios da Páscoa são populares na primavera, e os lírios de tigre fazem sua estreia nos jardins durante o verão. Se você possui um gato, pense novamente antes de introduzir qualquer variedade de lírio em sua casa ou jardim. Todas as partes do lírio são fatais se ingeridas pelos gatos, inclusive o pólen! Sabe-se que o pólen de lírios cortados em arranjos de flores causa a morte de gatos.
O princípio tóxico ainda é desconhecido pela ciência, mas algo no lírio causa insuficiência renal aguda em gatos. Se você tiver lírios por perto e seu gato começar a apresentar sintomas como vômitos, anorexia, letargia e menos micção - procure atendimento médico veterinário imediatamente.
amarílis
A planta Amaryllis tem flores grandes e vistosas em vermelho, branco e outras cores. É um presente comum de Natal e Páscoa todos os anos e floresce tanto em ambientes internos quanto externos. As folhas e flores são tóxicas para cães e gatos, causando diarreia, depressão, vômitos, salivação excessiva, dor abdominal, perda de apetite e convulsões.
espirradeira
Os loendros são comuns em regiões subtropicais e tropicais como plantas ornamentais ao ar livre. Eles têm folhas longas e finas e flores rosa a roxas. Cães e gatos ao ar livre podem ser expostos ao envenenamento por oleandro se decidirem dar uma mordida rápida na flor brilhante ou nas mudas de jardineiro. Os sintomas de toxicidade incluem arritmias cardíacas, letargia, hipotermia, vômitos, diarreia e até morte súbita.
babosa
Aloe é uma planta popular para manter em casa como remédio para pequenos cortes e queimaduras. Basta cortar uma parte da planta e esfregar na pele... se for humano! As plantas de aloe vera são tóxicas para cães e gatos, causando vômitos, diarreia, depressão, tremores, convulsões e descoloração da urina.
hálito de bebê
Uma pequena flor branca popular frequentemente usada em arranjos florais, a respiração do bebê é uma mordida para o seu gatinho curioso. O princípio tóxico do hálito do bebê causa vômitos, diarréia e possivelmente desidratação em cães e gatos.
Dieffenbachia
Diffenbachia, também conhecida como "cana burra", é uma planta de casa popular. É fácil de cuidar e cresce com folhas altas, finas e às vezes listradas. Ele também contém uma substância muito irritante chamada oxalato de cálcio. Gatos e crianças pequenas geralmente gostam de mordiscar as folhas, causando dormência na boca e queimaduras se ingerirem demais. Outros sintomas incluem salivação excessiva, pata na boca, dificuldade para engolir, anorexia e vômitos.
visco
O Natal simplesmente não é Natal sem pendurar o visco. Mesmo que fique pendurado no alto de sua casa, as folhas podem cair no chão, onde cães e gatos podem mordiscá-las. Beijar sob o visco pode fazer seu coração disparar, mas quando seus animais de estimação o comem, pode fazer exatamente o oposto. Os sintomas de envenenamento incluem vômitos, batimentos cardíacos lentos, comportamento errático, diarréia, pressão arterial baixa e dificuldade para respirar.
batatas fritas
Esses vasos de plantas resistentes são presentes comuns e fáceis de cuidar. Suas flores brilhantes, folhas e principalmente as raízes são tóxicas para cães e gatos. A ingestão causa vômitos e diarréia graves, e algumas mortes foram relatadas.
publicidade
"A curiosidade matou o gato" e isso geralmente acontece quando os gatos estão perto das plantas erradas. Mordiscar aqui e ali é irritante, mas também pode ser mortal.
Faça um favor aos seus animais de estimação fazendo um inventário rápido das plantas em sua casa e jardim - isso pode salvar suas vidas!
Citações: Deborah Shores

Nenhum comentário:
Postar um comentário