Você sabe as origens dos gatos domésticos?

 "Você sabe as origens dos gatos domésticos?






Você sabe as origens dos gatos domésticos?

"As pessoas estão confusas sobre a origem dos gatos domésticos. Os cientistas também discutem sobre onde e quando os gatos foram domesticados. Alguns deles também dizem que domesticaram gatos. Confira as diferentes teorias sobre isso.


Os primeiros gatos domesticados


Cerca de 40 séculos atrás, acreditava-se que os egípcios haviam domesticado gatos. Essa crença é geograficamente correta porque é baseada em evidências de DNA; Os gatos domésticos de hoje têm os mesmos ancestrais dos gatos selvagens africanos. Em 2004, quando uma sepultura neolítica de nove mil e quinhentos anos foi escavada em Chipre, os restos de um gato ao lado de um humano indicavam que os humanos cuidavam de gatos já há 4.000 anos.


Por outro lado, alguns estudos mostram que a domesticação de gatos pode ter começado há 12.000 anos, durante o boom agrícola no Crescente Fértil (a terra fértil em forma de crescente ao redor do Egito e da Síria) no Oriente Médio.


Supõe-se que mais agricultura traz mais vermes, que trazem mais gatos. Esta é uma teoria razoável, considerando o fato de que até mesmo os gatos selvagens de hoje ainda se aglomeram para viver em lugares com muita comida, seja um restaurante com muitos restos ou uma fazenda onde eles podem caçar vermes.


Acredita-se que comerciantes gregos e fenícios trouxeram gatos domésticos para a Europa há cerca de 3.000 anos. Os romanos tinham gatos em alta estima quando se tratava de controle de pragas, então as legiões romanas os levavam sempre que viajavam para a Gália (atual França) e também para a Grã-Bretanha.


Gatos foram trazidos para a Grã-Bretanha


Quando os romanos deixaram a Grã-Bretanha há cerca de 1.600 anos, a maioria de seus gatos foi deixada para trás. Cerca de 1.000 anos atrás, quando os vikings invadiram a Grã-Bretanha, eles levaram vários gatos domésticos deixados pelos romanos quando voltaram para a Noruega.


Magia


Cerca de 700 anos atrás, na Grã-Bretanha, algo lamentável aconteceu com os gatos. Durante este período medieval, espalharam-se relatos de que os gatos eram repentinamente suspeitos de bruxaria. É por isso que houve um massacre de gatos na Europa e centenas de milhares de gatos foram mortos. A maioria das pessoas assumiu que esse abate de gatos levou a um aumento na população de ratos na Europa, que por sua vez causou o surgimento da peste bubônica que se espalhou entre 1346 e 1353.


Gatos foram apresentados a um novo mundo


No século 16, os gatos não apenas recuperaram sua popularidade, mas também deram outro grande salto. Durante os séculos 17 e 18, exploradores e comerciantes do Novo Mundo deixaram a Grã-Bretanha e a Espanha para introduzir gatos domésticos nos Estados Unidos.


gato atual


Os gatos tornaram-se muito populares e atualmente existem cerca de 8,5 milhões de gatos no Reino Unido. Eles são considerados os animais de estimação mais populares em todo o mundo.


Muitas famílias têm um cachorro, mas muitos donos de gatos mostram seu amor tendo vários gatos em casa. Atualmente, existem mais de 100 raças de gatos domésticos e as pessoas continuam desenvolvendo novas raças.


 citações: Karina Popa


Nenhum comentário:

Postar um comentário