Razões pelas quais você deve cuidar dos dentes do seus animais de estimação

"Razões pelas quais você deve cuidar dos dentes do seus animais de estimação




"Razões pelas quais você deve cuidar dos dentes do seus animais de estimação


"Um estudo mostra que a doença dentária afeta aproximadamente 80% dos cães e gatos com mais de três anos de idade. A saúde bucal prejudicada sempre representa um risco maior de toxinas causadoras de doenças serem absorvidas pela corrente sanguínea. Cuidados dentários completos e adequados são essenciais não apenas para a higiene bucal do seu animal de estimação, mas também para sua saúde e bem-estar geral. Manter uma boa higiene bucal pode evitar que seu animal de estimação sinta dor, perda de dentes e problemas de saúde secundários causados ​​por infecções bacterianas, como problemas cardíacos, hepáticos e renais.


Aqui estão algumas das razões importantes que explicam a necessidade de cuidar bem dos dentes do seu animal de estimação:


A higiene oral pode ajudar a eliminar o mau hálito


Todos nós amamos nosso amado companheiro animal, mas e aquele forte odor de hálito; imprecisamente! O mau hálito mínimo é aceitável, mas o mau hálito forte é um sinal de doença dentária grave. Exames dentários regulares e escovação diária podem eliminar o crescimento bacteriano na boca do seu animal de estimação e eliminar efetivamente o mau hálito.


Doenças dentárias podem levar a consequências graves


Assim como acontece com os humanos, o problema de saúde bucal mais importante em animais de estimação é a doença periodontal, também conhecida como doença dentária. É basicamente uma infecção dos tecidos que seguram os dentes do seu animal de estimação, como resultado do acúmulo de placa nos dentes e gengivas devido a técnicas inadequadas de escovação e uso do fio dental. Se não for tratada a tempo, pode causar sangramento nas gengivas, dor ao mastigar e muitas vezes levar à perda dos dentes.


Exames dentários regulares ajudarão você a economizar dinheiro


Nossos animais de estimação herdaram a capacidade de esconder a dor e outros sintomas de doenças. Anatomicamente, mais da metade da estrutura dentária do seu animal de estimação está fora de vista abaixo da linha da gengiva, dificultando o reconhecimento de qualquer doença dentária, a menos que seja examinado minuciosamente. Alguns donos de animais de estimação não gostam de gastar com procedimentos preventivos quando não veem nenhuma doença, não percebem que seu animal pode estar sofrendo com dores e outras condições dentárias, o que os leva a pagar mais caro no veterinário se eles não leve seu animal de estimação para check-ups odontológicos regulares, passeios, mesmo que tudo pareça bem do lado de fora.


Evite situações dolorosas


Os animais de estimação passam pela mesma dor que nós quando sofremos de doenças dentárias. O perturbador aqui é que os animais de estimação não sabem por que estão sofrendo. Portanto, se você puder cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação, poderá evitar que sofra dores que às vezes podem ser insuportáveis.


Fique longe das principais doenças


Animais de estimação são hábeis em controlar sua dor e doença. Você não percebe uma doença dentária até que ela se espalhe pela cavidade oral e cause mais danos e sofrimento. Visitar regularmente seu animal de estimação para um exame bucal pode ajudá-lo a detectar qualquer doença bucal precocemente, antes que se torne difícil de lidar.


nenhum dente cai


Além de mastigar os alimentos, existem diversas outras atividades que os pets realizam com os dentes no dia a dia, como carregar ou pegar objetos, brincar, etc. Se o seu animal de estimação não receber atendimento odontológico regular, uma doença bucal menor pode se transformar em doença periodontal avançada, o que pode levar à perda do dente. O espaço vazio na cavidade oral pode se tornar um lar permanente para vários germes que causam vários tipos de doenças bucais. Isso pode interferir seriamente na ingestão de alimentos do seu cão e em outras atividades que ele faz com os dentes.


Doença dentária pode levar à perda de peso


Com uma doença dentária em curso, a ingestão de alimentos do seu animal de estimação pode ser bastante reduzida ou ele pode recusar totalmente a comida porque pode ser extremamente doloroso para ele mastigar. Isso logo leva à perda de peso e muitas vezes leva a um sistema imunológico enfraquecido, pois eles são incapazes de atender às suas necessidades nutricionais diárias com pouca ou nenhuma ingestão de alimentos. Um sistema imunológico enfraquecido significa que seu animal de estimação também é suscetível a outras doenças.


Seu animal de estimação pode ser propenso a fraturas na mandíbula.


Se nossos animais de estimação não receberem atendimento odontológico regular, é provável que desenvolvam condições dentárias anormais, como abscessos dentários ou doença periodontal. Essas doenças gradualmente tornam as mandíbulas de nossos animais de estimação muito fracas e frágeis. Mesmo as atividades mais simples, como comer batatas fritas ou pular de uma mesa, podem levar a uma mandíbula quebrada.


Cuidados dentários regulares evitam extrações


A doença periodontal severa danifica os ossos que sustentam os dentes. Quando o tecido ósseo e gengival é destruído, é impossível curar o dente doente, e a remoção do dente é a única saída. A escovação diária dos dentes do seu animal de estimação e as visitas regulares ao dentista do seu animal de estimação podem evitar que a doença dentária progrida para um estágio que exija extração.


A má saúde bucal afeta todo o corpo


A doença bucal não se limita a afetar adversamente os dentes ou a cavidade oral do animal, mas também pode prejudicar a saúde geral do animal. Uma vez que os dentes e gengivas do seu animal de estimação são infectados, as bactérias e outros germes se movem para a corrente sanguínea e viajam por todo o corpo, causando danos aos principais órgãos, como fígado, coração e rins.


Conclusão


Manter uma boa higiene bucal e exames bucais regulares são essenciais para evitar que seu animal de estimação sofra de qualquer doença grave. Discuta com seu veterinário e prepare um plano de tratamento para minimizar a chance de qualquer doença bucal e garantir que seu animal de estimação tenha uma vida de qualidade pelo maior tempo possível.


  Citações: Tava Burnett

Nenhum comentário:

Postar um comentário