"O chocolate e a saúde do seu cão - o que deve saber
"Chocolate. Quem pode resistir a isso?
"A saúde do seu cão depende disso! (resistir, isto é). Nós, humanos, nos traímos porque a maioria de nós sabe quando parar. Mas seu cachorro não desiste mesmo depois de alguns minutos. Dê a ela uma chance e ela engolirá uma caixa inteira de Godivas de um só gole. Então, no Dia dos Namorados, faça um favor ao seu melhor amigo comendo todos os chocolates você mesmo!
**Por que o chocolate faz mal para os cachorros?**
O chocolate, como você sabe, é feito de grãos de cacau. E os grãos de cacau contêm alcalóides de metilxantina na forma de teobromina e cafeína, que são tóxicos para cães. O chocolate também pode conter muita gordura, o que pode colocar em risco a saúde do seu cão.
**Quanto é demais?**
Embora seja verdade que cães e chocolate não se misturam, cães diferentes reagem de maneira diferente às metilxantinas. E as reações podem variar dependendo da idade, tamanho e saúde geral do cachorro. Quanto menor o cão, menor a dose necessária para atingir o efeito.
E claro, se a saúde do seu cachorro já estiver debilitada por outros problemas de saúde, ele fica mais suscetível. O mesmo vale para cães mais velhos. A
teobromina está presente em diferentes quantidades em diferentes tipos de chocolate:
· Chocolate branco 1 mg/oz
· Chocolate quente 12 mg/oz
· Chocolate ao leite 44-66 mg/oz
· Chocolate meio amargo 260 mg/oz
· Chocolate amargo 450 mg/oz (uau!)
· Chocolate amargo/fermento ou cacau em pó varia de 150 a 600 mg/oz.
**Quanto chocolate um cachorro pode comer e sobreviver?**
Isso depende em parte do peso dela.
Inferior a 200 mg de teobromina por kg de peso corporal (91 mg por lb) não foi observado como fatal. Uma dose potencialmente letal de 16 libras. um cachorro é apenas meio quilo de chocolate ao leite. Apenas duas onças de chocolate para assar podem causar sérios problemas para um cachorro de cinco quilos. As pessoas param de comer chocolate antes que ele atinja níveis tóxicos, mas os cachorros não!
**Quais são os sinais de alerta de um problema?**
Qualquer cão que tenha comido chocolate deve ser cuidadosamente monitorado quanto aos sintomas, especialmente cães menores, "mais velhos" e cães com problemas de saúde. Os sintomas podem variar de vômito e diarréia a respiração ofegante, sede excessiva e micção, hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, tremores, convulsões e até morte em casos graves.
Embora o chocolate branco tenha menos probabilidade de causar envenenamento por metilxantina, o alto teor de gordura dos chocolates mais suaves ainda pode levar a vômitos e diarreia e possivelmente ao desenvolvimento de pancreatite com risco de vida. Muita comida gordurosa também afetará a saúde dos cães assim como a nossa, o ganho de peso!
**O que pode ser feito se o chocolate for consumido?**
Se possível, anote o tipo de chocolate consumido e a quantidade consumida.
A teobromina permanece na corrente sanguínea entre 14 e 20 horas. Tente induzir o vômito dentro de duas horas após comer, a menos que seu cão esteja superestimulado, em coma ou tenha perdido o reflexo de vômito.
Se o seu cão comeu uma quantidade significativa de chocolate ou apresenta algum dos sintomas acima, leve-o ao veterinário imediatamente. Se os sintomas forem leves, faça-a comer carvão ativado. A teobromina não absorvida se liga a ela e é excretada do sistema. (Torrada queimada serve em uma pitada - como completamente enegrecida.)
**Existem outros produtos com os quais eu deveria me preocupar?**
Sim -- Palha de Cacau!!
Não, não é chocolate, mas os dois produtos têm algo em comum. Ambos vêm de grãos de cacau e ambos são perigosos para a saúde de seus cães.
As cascas de grãos de cacau são um subproduto da fabricação de chocolate e são populares como cobertura morta para paisagismo. Os proprietários gostam da cor e do cheiro atraentes e do fato de que a cobertura morta se transforma em fertilizante orgânico.
Alguns cães são atraídos pela cobertura de cacau e comem quantidades variadas dela. A casca do grão de cacau pode conter 0,2% a 3% de teobromina (uma toxina) em comparação com 1-4% em grãos não processados.
O consumo de cobertura morta de cacau tem quatro resultados possíveis. O mais comum é o vômito, em 50% dos casos. Tremores (tremores) também são os mais comuns, em 33% dos casos. E 17% acabam com taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), hiperatividade ou diarreia. O quarto resultado é nenhum efeito na saúde dos cães e este é o resultado em 33% dos casos.
Embora apenas 16 casos tenham sido relatados em aproximadamente um ano (a duração do estudo), os relatórios estão aumentando. A Califórnia responde por cerca de 2/3 dos casos relatados até agora. Felizmente, não houve relatos de fatalidades e levar seu amigo ao veterinário imediatamente garantirá um resultado feliz.
**Qual é o resultado final?**
Graças a um público mais educado, agora há menos mortes relatadas por alimentos como chocolate.
Ainda assim, vale a pena acompanhar o que se sabe atualmente sobre diferentes alimentos e seus efeitos na saúde e bem-estar dos cães. Por exemplo, os efeitos nocivos das uvas de cacau e da cobertura morta só recentemente foram descobertos.
Se a saúde do seu cão é importante para você (e aposto que é!), Mantenha-o longe do chocolate no Dia dos Namorados e em outros feriados. E fique de olho nos produtos feitos com grãos de cacau o ano todo.
(Em caso de emergência, ligue para o seu veterinário ou Centro de Controle de Envenenamento Animal)
Citações : Carolyn Schweitzer

Nenhum comentário:
Postar um comentário