"Cães e crianças - Felizes juntos
"Cães e crianças - Felizes juntos
"Cachorros e crianças, essa é uma combinação que, na melhor das hipóteses, pode ser a realização dos sonhos das crianças. Na pior das hipóteses, pode ser uma fonte de sofrimento e dor e até mesmo ferimentos. Como você pode garantir que seu filho e o melhor amigo de um homem tenham um relacionamento amoroso e seguro? Acima de tudo, é responsabilidade dos adultos da casa ensinar às crianças pequenas e até aos idosos que cachorro não é brinquedo. É uma criatura viva que respira e sente dor, vergonha e humilhação, assim como amor, orgulho e felicidade. Um cachorro que morde uma criança só pode se defender da única maneira que sabe. Mas, para minimizar a preocupação do pior pesadelo dos pais, o psicólogo de animais de família Larry Lachman, MS, oferece o seguinte conselho:
DICAS DE SEGURANÇA PREVENTIVAS PARA ENSINAR AO SEU FILHO:
NÃO tente entrar na cabeça do cachorro quando ele o encontrar pela primeira vez, ou brinque excessivamente com a cabeça e o rosto do seu próprio cachorro.
NÃO olhe o cão diretamente nos olhos, o que o cão pode perceber como uma ameaça ou desafio.
NÃO corra freneticamente em direção ao cão, que pode reagir com medo e revidar ou pular e morder o rosto da criança.
NÃO grite alto com o cão, o que pode estressá-lo ou assustá-lo e causar uma resposta agressiva.
NÃO perturbe o cão quando ele estiver comendo ou mastigando um brinquedo para mastigar, o que pode desencadear uma resposta agressiva de guarda, especialmente se a criança tiver menos de sete anos de idade, quando o cão o percebe como um animal de carga competitivo.
Não bata, chute, esbofeteie, chute ou provoque o cão de forma alguma.
NÃO deixe a criança e o cachorro sozinhos até que a criança tenha mais de 7 anos e possa controlar seus impulsos.
Os adultos devem ter tempo…
Mostre à criança COMO interagir POSITIVAMENTE e acariciar o cachorro sob supervisão direta.
Mostre à criança como ser um treinador de cães júnior e faça com que o cão se sente com a guloseima sob a supervisão dos pais.
Preste atenção ao cachorro apenas quando a criança estiver prestando atenção, para que o cachorro possa se relacionar melhor com a criança.
Seguindo essas dicas, você minimizará os conflitos e ensinará seu filho a respeitar seu cachorro e tratá-lo como um membro da família.
citações: Gene Sower

Nenhum comentário:
Postar um comentário