A saudade de um amigo fiel

 

"A saudade de um amigo fiel


"Animais de estimação fornecem amor incondicional que exige muito pouco dos humanos.


Os animais são tão especiais para aqueles de nós que os amam. Sentimos falta deles quando não estão mais conosco. Lamentamos por eles como lamentamos por um ente querido.


Quer o fim venha por velhice, doença, morte súbita ou eutanásia, a morte de um animal de estimação pode causar enormes sentimentos de tristeza, culpa e solidão em crianças e adultos. No entanto, os donos de animais de estimação geralmente são prejudicados em sua verdadeira dor, mesmo que o animal seja considerado um membro pleno da família, o companheiro favorito de uma criança ou um companheiro fiel e leal de uma pessoa.


Donos de animais de estimação em luto são amplamente incompreendidos e podem até ser ridicularizados por amigos e pela sociedade em geral.


Algumas pessoas não querem um animal de estimação porque estão morrendo! É compreensível que relutemos em nos expor à morte, mas ao mesmo tempo nos tornamos imensuravelmente mais humanos à medida que nossos animais morrem. Quando convivemos com animais, estamos mais sintonizados com os ritmos do planeta de dia para noite e de estação para estação, porque nossos companheiros nos tornam mais conscientes das mudanças ao nosso redor. Nossos animais de companhia nos ensinam sobre os presentes simples de um belo dia, boa comida e um toque gentil.


A morte de um animal de estimação pode nos levar a lutar com nossa estrutura de crenças - uma parte natural do processo de luto. Quer estejamos de luto por um animal ou por uma pessoa, questionamos nossas crenças, e muitas pessoas descobrem que sua estrutura de crenças é fortalecida quando se fazem perguntas difíceis. Outros encontram uma nova forma de aceitação.


Durante nosso processo de luto, usamos uma forma de visualização onde imaginamos nossos entes queridos em um lindo lugar de paz e sossego, cheio de luz e flores. Muitos de nós vemos animais mortos neste mesmo lugar. Isso pode ser útil e trazer um pouco de paz para aqueles que estão sofrendo.


E aprendemos com nossos animais. Os animais não têm medo de morrer, eles nos mostram que o fim da vida pode ser enfrentado sem medo. Eles podem nos ensinar a aceitar a morte como uma abertura para o amor e a admiração.


Permita-se sofrer de qualquer maneira que pareça certa para você. Perder um animal de estimação é uma dor real e nos leva pelas fases do luto – negação, raiva, depressão, culpa e aceitação. Esses estágios devem ser vividos para que o processo de luto permita a cura total.


citações/ Susanna Duffy                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário